Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

BAIXA Tendência do mercado de ações em que, pela predominância da oferta, o preço de um ou mais papéis sofre queda.
BALANCETE Demonstrativo contábil do estado patrimonial e da situação econômico-financeira de uma empresa, referente a parte do período do exercício social.
BALANCETE TRIMESTRAL Balanço parcial das principais contas de uma empresa. É um demonstrativo contábildo estado patrimonial e da posição econômico-financeira de uma sociedade, levantado trimestralmente.
BALANÇO Demonstrativo contábil do estado patrimonial e da situação econômico-financeira de uma empresa, sempre referente ao fim de um exercício social.
BANCO CENTRAL DO BRASIL Órgão federal, executor e agente ficalizador do cumprimento das normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional.
BANCO DE CRÉDITO AGRÍCOLA Estabelecimento de crédito que opera no financiamento do crédito à agricultura e à lavoura.
BANCO DE DESENVOLVIMENTO Instituição Financeira Pública, constituída sob a forma de S/A, com sede na capital dos Estados da Federação que detém o controle acionário. Financia Capital Fixo a longo prazo.
BANCO DE INVESTIMENTO "Instituição especializada em operações para capitalização das empresas, bem como para financiamento, a médio e longo prazo, para capital de giro e fixo, mediante a aplicação de recursos próprios de terceiros, ou de repasse de fontes oficiais e do exterior. Pode administrar fundo de sociedades de investimento, bem como fazer ""underwriting""."
BANDEIRA Formação em um gráfico de barras, que serve para orientar o analista de investimentos assim que o movimento de alta ou de baixa se interrompa e ainda não se tenha dados para formar expectativa quanto ao seu desenvolvimento. Uma bandeira é um pequeno e compacto paralelogramo de flutuação de preço ou um retângulo inclinado na direção inversa à tendência anterior.
BRIGADA Queda acentuada seguida de recuperação, do preço de um papel ou do índice de lucratividade da Bolsa durante um pregão.
BBF Bolsa Brasileira de Futuros.
BENEFICIÁRIO Em uma operação com títulos, pessoa a qual o título foi emitido ou a favor de quem o título é transferido.
BENEFÍCIOS Bonificações, dividendos e direitos de subscrições distribuídos aos acionistas.
BLOCK TRADE Negócio envolvendo um grande lote de ações em Bolsas de Valores.
BLOQUEIO DE POSIÇÃO Operação através da qual um aplicador impede o exercício de sua posição mediante a compra, em pregão, de uma opção da mesma série da anteriormente lançada.
BLUE CHIP Ação de grande liquidez e procura no mercado de ações por parte dos investidores, em geral de empresas tradicionais e de grande porte.
BM&F Bolsa Mercantil & de Futuros.
BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social - Empresa Pública exclusivamente dedicada ao estudo global dos problemas de desenvolvimento econômico e ao exame de projetos específicos, visando ao crescimento setorial e global da economia do País, aos quais concede aporte de recursos.
BNDESPAR BNDES Participações - Surgiu com as fusões entre EMBRAMEC, FIBASE e IBRASA.
BOLETA Documento no qual os operadores registram os negócios de compra e venda de ações no Recinto de Negociações das Bolsas de Valores.
BOLETA DE OFERTA "Documento no qual os operadores registram as ofertas de compra e venda de ações; são colocadas em locais determinados para que os interessados, vendedores ou compradores das demais sociedades corretoras, possam fechar as operações."
BOLSA EM ALTA Diz-se que a Bolsa está em alta, quando o índice médio do dia considerado é superior ao índice médio do dia anterior.
BOLSA EM BAIXA Diz-se que a Bolsa está baixa, quando o índice médio do dia considerado é inferior ao índice médio do dia anterior.
BOLSA ESTÁVEL Diz-se que a Bolsa está estável, quando o índice médio do dia considerado é igual ao índice médio do dia anterior.
BOLSA DE MERCADORIAS Instituição onde se realizam negociações com matérias-primas (café, trigo, etc.) para compra e venda futura.
BOLSA DE VALORES Associação civil sem fins lucrativos. Seu objetivo básico consiste em manter local adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pelas autoridades monetárias responsável também pela realização de leilões especiais .
BOVESPA BMF- BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo.
BOVMESB Bolsa de Valores Minas-Espírito Santo-Brasília.
BOVESBA Bolsa de Valores Bahia-Sergipe-Alagoas.
BVES Escritório da BOVESPA
BOVAPP Escritório da BOVESPA
BVPR Escritório da BOVESPA
BVRg Escritório da BOVESPA
BVRJ Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
BVST Bolsa de Valores de Santos.
BONIFICAÇÃO EM AÇÕES(filhotes) Ações emitidas por uma empresa em decorrência de aumento de capital, realizado pela incorporação de reservas e/ou de outros recursos, e distribuídas gratuitamente aos acionistas, na proporção da quantidade de ações que já possuem.
BONIFICAÇÃO EM DINHEIRO Distribuição aos acionistas, além dos dividendos, de valor em dinheiro referente as reservas até então incorporadas.
BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO Título negociável, emitido por uma empresa dentro do limite de aumento de capital autorizado nos estatutos, e que dá direito à subscrição de ações.
BOOM "Fase do mercado de ações em que o volume de transações ultrapassa, acentuadamente, os níveis médios de determinado período; as cotações atingem níveis extremamente altos."
BROKER Corretor - aquele que compra ou vende títulos por conta de cliente, percebendo comissões.
BULL Especulador que espera uma alta do mercado.
BN "Preferenciais Nominativas Classe ""B"""
BS "Preferenciais Escriturais Classe ""B"""
BR "Preferenciais Endossáveis Classe ""B"" Resgatáveis"
BF Partes Beneficiárias
BE Bônus de Subscrição Endossável

Inglês

Backdoor Listing "Uma companhia que não poderia preencher as exigências para aceitação numa Bolsa de Valores, consegue entrada pela fusão com uma companhia menor, já aceita. Figurativamente ""entrada pela porta dos fundos""."
Ballooning Manipulação ilegal para valorizar ações.
Bargain Counter Baixa exagerada. Quando ações são vendidas a preços irrazoavelmente baixos em relação ao seu valor intrínseco.
Bargain Hunter Investidor que procura, afincadamente, comprar ao menor preço.
Bear Especulador que espera uma baixa do Mercado, especulador pessimista. Vende títulos que não possui na expectativa de os comprar a preço menor (compra para cobrir uma venda curta).
Bear Account Conjunto de ações vendidas a termo pelo investidor pessimista.
Bear Clique Grupo informal que pressiona a baixa das ações através de vendas a termo.
Bear Market Mercado de baixa.
Bear Panic Alta súbita (causando pânico nos que venderam).
Bear Pool "Ver ""Bear Clique"" - Grupo formalmente organizada para provocar baixa de cotações. Tem um gerente. Nenhum membro pode negociar individualmente as ações que o grupo está manejando. Sistema geralmente proibido."
Bear Raid Venda rápida, para causar baixa.
Bearer Form Of Bond Obrigação ao portador.
Bear Stock (Share) Ação ao portador.
Bearish Posição pessimista. Atitude pessimista (sobre o mercado ou em geral).
Below Par Abaixo do valor par.
Bid Oferta. Proposta. Lance de compra.
Bid Ahead Situação em que uma oferta foi antecipada por outra do mesmo valor ou de valor maior e que, portanto, tem preferência.
Bid And Asked O maior preço do comprador que, comparado com o menor preço do vendedor constitui a cotação.
Bid And Offer Os preços a que o comprador comprará e vendedor venderá.
Bid, Last Última oferta.
Bid, Price Preço oferecido para a compra.
Bid To Up Alta através de lances.
Bid Wanted (BW) Urgência de venda.
Big Board (NYSE) New York Stock Exchange, uma das Bolsas de Valores de New York. (A outra, AMEX).
Bird Dog Investidor das situações de Cias. (lucros futuros, tendência de dividendos). Literalmente, perdigueiro.
Black Friday Sexta-feira negra (colapso financeiro). Expressão nascida na crise de 1929.
Black Market Mercado negro (paralelo).
Blind Pool Grupo de investidores controlado, temporariamente, por um só. Só o Gerente sabe o que está acontecendo.
Block Um lote de ações.
Block-Trade Lançamento de ações através de um grupo de corretores associados para a sua subscrição e revenda ao público.
Blow Off Estouro. Mercado muito ativo, no auge.
Blue Chip(s) Os títulos com melhor tradição de segurança e rentabilidade.
Blue-Sky Laws Lei contra corretores inescrupulosos.
Board Lot Unidade de troca em qualquer Bolsa. Na Bolsa de N.Y. ou do Federal Reserve Board (ou FED: Banco Central).
Board Room Sala de pregões da Bolsa.
Boiler Room Sala de vendas de ações duvidosas - Sala em que se opera muito especulativamente e em ações duvidosas (comum na crise de 70).
Bonanza Investimento de alta rentabilidade.
Bond Basicamente um nota promissória emitida em múltiplos de $1.000 ou $5.000. Constitui prova de uma dívida de uma companhia para com o possuidor do título. A maior parte das vezes tem garantia de hipoteca.
Bond Adjustment Obrigação que rende juro em função do lucro da Cia. Raramente emitido por ser geralmente emitido em função de reorganização financeira da companhia.
Bond, Assumed Obrigações garantidas por uma segunda Cia.
Bond, Bearer Ao portador.
Bond, Callable Obrigação resgatável antes do vencimento.
Bond, Classified Emissões diferentes quanto a preço, vencimento e por vezes, grau de preferência.
Bond Collateral Trust Obrigações garantidas por ações ou outros títulos.
Bond Convertible Obrigações conversíveis em ações da mesma companhia.
Bond Coupon Com cupons destacáveis.
Bond Debenture Debênture.
Bond Deferred Obrigação com o vencimento adiado por acordo entre o emissor e o tomador.
Bond, Discount (and expense) Desconto e despesas (de obrigações e debêntures).
Bond, Face Value Of Valor nominal da obrigação.
Bond, General Mortgage Obrigação garantida por uma segunda hipoteca.
Bond, Guaranteed Obrigação garantida por terceiros.
Bond, Highgrade Obrigação de primeira classe.
Bond, Income Obrigação com renda, ou cujo pagamento de juros depende dos lucros da empresa.
Bond, Indenture Contrato ou cláusulas sob as quais o título foi emitido e que podem estabelecer prazo, juro, etc.
Bond, Interchangeable Obrigação que pode ser convertida de ao portador para nominativa, e vice-versa.
Bond, Mortgage Obrigação garantida por hipoteca.
Bond, Municipal Obrigação de dívida pública emitida a nível estadual, municipal, etc., para financiamento de obras de interesse público.
Bond, Optional Obrigação resgatável pelo emitente antes do vencimento.
Bond, Premium Ágio. Diferença entre o valor negociado e o valor nominal.
Bond, Quality Ratings Sistema de avaliação das qualidades de cada título.
Bond, Redeemable Obrigação resgatável antes do vencimento.
Bond, Register Registro de obrigações.
Bond, (Registered) Obrigação nominativa.
Bond, Revenue Obrigação emitida para financiamento de obras públicas. Tanto o principal como os juros serão pagos pela receita (pedágio, etc.) produzida pelo projeto financiado.
Bond, Secured Obrigações garantidas por ativos.
Bond, Serial Obrigações rotativas emitidas em conjunto, mas com vencimentos diferentes.
Bonds, Term Obrigações emitidas em conjunto e com o mesmo vencimento.
Bond, Unsecured Obrigação sem garantia real.
Bond Valuation Avaliação de obrigação.
Bond Yield Rendimento proporcional por um título.
Bonded Debt Dívida pública baseada em obrigações.
Bonded-Goods Mercadoria sob retenção alfandegaria.
Bonus Stock Ações dadas em bonificação como prêmio de funcionários.
Book Value Valor contábil.
Book Value Per Share Of Common Stock "Patrimônio líquido por ação ordinária. Calcula-se: Soma do ativo menos intangível
Boom Crescimento muito rápido em preços ou volume de negócios.
Bottom Preço de ações depois de uma longa baixa.
Bottom Dropped Out Of The Market Queda súbita de cotações.
Bottom Out Nivelamento dos preços depois de uma baixa.
Bottom Price Menor preço.
Bourse Bolsa de Valores francesa.
Box Count Contagem periódica, pelo corretor, dos títulos de clientes em sua posse.
Break Queda súbita dos preços das ações.
Break Up Value Diferença entre o valor contábil e o valor do mercado das ações que uma companhia investidora quer liquidar.
Bring Out Introduzir ou oferecer novas ações ou títulos.
Broad Market Mercado firme, amplo.
Broker Corretor.
Broker, Floor Operador que executa, na sala de pregões da bolsa, ordens de outros operadores.
Broker's Loan Empréstimo de corretor para financiar compras de clientes.
Broker, Odd-Lot Corretor especializado na compra e venda de um número quebrado de ações.
Broker, Outside Corretor de Cias. não inscritas na Bolsa de Valores.
Broker, Put And Call Corretor que lida com opções.
Brokerage Corretagem.
Brokerage Account Conta mantida com um corretor.
Brokerage Commission Comissão de corretagem.
Brokerage Fee Taxa de corretagem.
Brokerage Specialist Especialista de corretagem. Executa transações para outros corretores.
Bubble """Bolha"". (Negócio fraudulento ou ilusório)."
Buck Rogers Ações com alta súbita. Inspirada pelo herói de histórias em quadrinhos.
Bucketing Especulação ilegal.
Bucket Shop Estabelecimento ilegal de corretagem.
Bulge Alta brusca, pequena e temporária das ações.
Bull Investidor otimista.
Bull Account Carteira mantida na previsão de uma alta de preços.
Bull Campaign Operações coordenadas para forçar alta.
Bull Clique Grupo informal de investidores que visam forçar alta no mercado.
Bull Market Mercado otimista.
Bull Pool Grupo formalmente organizado para forçar alta (considerado ilegal).
Bullish Otimista.
Bunched Ordens de compra ou venda de clientes diferentes, reunidas num só lote, possibilitando a operação em uma só vez.
Buy And Put Away Filosofia de investimento: a melhor maneira de ganhar é comprar ações e guardá-las.
Buy Back Compra de títulos por alguém que anteriormente os vendera sem os possuir.
Buy Back In Compra forçada de ações, para satisfazer os termos de um contrato.
Buy On Scale Order Ordem de compra dada a um corretor para execução gradual segundo determinadas mudanças de preços.
Buy On Scale Investir de maneira a reduzir os custos médios do investimento.
By On Scale Outright Comprar ações pagando no alto, em dinheiro.
Buyer's Order À ordem do comprador.
Buying Power Dinheiro disponível numa conta e que pode ser aplicado na compra de ações.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba