Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

CABEÇA Em análise de investimento, formação que surge após um movimento de alta no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.
CADASTRO DE CLIENTES Conjunto de dados de informações gerais sobre a qualificação dos clientes das sociedades corretoras, vinculado aos serviços que as Bolsas de Valores mantém.
CCC Cadastro de Clientes na Custódia - Tem a finalidade de cadastrar os clientes das sociedades corretoras, para efeito de negociação de títulos em pregão.
CAIXA DE REGISTRO E LIQUIDAÇÃO Empresa responsável pelo registro, liquidação e compensação das negociações à vista, a termo e a futuro realizadas em Bolsa. Recebe depósitos e margens - garantias das operações a termo e a futuro efetuadas pelos membros da Bolsa. Emite certificado para desdobramento, conversão, reconversão e transferência de ações negociadas ou a serem negociadas.
CÂMARA DE COMPENSAÇÃO Local onde se realiza a compensação de cheques, onde os bancos trocam, mutuamente, seus cheques a fim de evitar a movimentação de grande quantidade de dinheiro, caso os bancos tivessem que liquidá-los em suas caixas.
CÂMARA DE LIQUIDAÇÃO Entidade através da qual os contratos futuros são controlados, garantidos e liquidados.
CANAL DE TENDÊNCIA Quando se puder traçar uma reta aproximadamente paralela à linha de tendência por dois máximos, no caso de alta, ou dois mínimos, no caso de baixa, forma-se o chamado canal de tendência no gráfico de barras.
CAPITAL ABERTO (Companhia de) Empresa que tem suas ações registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e distribuídas entre um determinado número de acionistas, que podem ser negociadas em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão.
CAPITAL AUTORIZADO (Sociedade de) Sociedade anônima cujo capital foi aprovado como meta futura pela Assembléia Geral.
CAPITAL FECHADO (Sociedade de) Sociedade anônima com capital de propriedade restrita, tipicamente uma empresa familiar.
CAPITAL DE RISCO "Operação em que pequenas e médias empresas recebem a injeção de recursos com a venda de ações às sociedades de capital de risco (""venture capital""). A participação da sociedade de capital de risco deve sempre ser minoritária e temporária; seu objetivo é investir em empresas de tecnologia de ponta que precisem de recursos para se desenvolver. Depois que os objetivos iniciais forem atingidos, a empresa deve abrir o capital quando então será vendida ao mercado a participação da sociedade de capital de risco. "
CAPITAL SOCIAL Soma de todos os recursos, bens e valores mobilizados para a constituição de uma empresa.
CAPITAL SOCIAL SUBSCRITO A INTEGRALIZAR Parcela de subscrição que o acionista deverá pagar, de acordo com determinação do órgão que autorizou o aumento de capital de uma sociedade.
CAPITAL SOCIAL SUBSCRITO E REALIZADO Montante de capital social acrescido da parcela de subscrição paga pelo acionista.
Capitalização Aplicação, reinversão ou reaplicação dos resultados ao patrimônio de uma empresa.
Captação Canalização de recursos para aplicação em investimento a curto, médio e longo prazo.
Carimbo Forma com que o mercado passou a denominar os aumentos de capital, via aumento do valor nominal das ações.
Carteira de Ações Conjunto de ações de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.
Carteira de Títulos Conjunto de títulos de renda fixa e de renda variável de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.
Casamento de Opções Compra ou venda, por um mesmo aplicador, de igual número de opções de compra e de venda sobre a mesma ação-objetivo, com idênticos preços de exercício e datas de vencimento.
Cash Yield Indicador que mede o retorno financeiro anual de uma ação.
Cats Central Automatizada para Transações Simultâneas - Moderno sistema de negociações eletrônicas aperfeiçoado pela BOVESPA, que permite às Sociedades Corretoras executarem em tempo real as ordens de seus clientesl. O sistema contempla todas as situações do Pregão de Viva Voz e integra hoje, corretoras dos principais centros financeiros do Brasil.
Caução Depósito de títulos ou valores efetuados junto ao credor, para garantir o cumprimento de obrigação assumida.
Cautela Certificado que materializa a existência de um número de ações. Também chamada de título múltiplo.
CDB Certificado de Depósito Bancário - título de renda fixa emitido por bancos comerciais e de investimento que rende juros, sendo resgatado em prazos prefixados de sessenta, noventa e 180 dias.
CDI Certificado de Depósito Inter-bancário - título criado pelo governo para lastrear as trocas de reservas financeiras entre as instituições bancárias.
Cédula Hipotecária É um título de crédito lastreado por hipoteca. É o instrumento hábil para a representação dos respectivos créditos hipotecários.
Cédula Pignoratícia de Debêntures As instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do brasil a efetuar esse tipo de operação poderão emitir cédulas garantidas pelo penhor de debêntures que conferirão aos seus titulares direito de crédito contra o emitente, pelo valor nominal e os juros nelas estipulados.
Certificado Documento que comprova a existência e a posse de determinada quantidade de ações.
Certificado de Depósito Título representativo das ações endossáveis ou ao portador, depositadas em uma instituição financeira.
Certificado de Depósito Negociável (Warrants) Warrants ou conhecimento de depósito são títulos à ordem negociáveis, representativos de mercadorias ou outros bens depositados.
Certificado de Depósito a Prazo Fixo São promessas de pagamento futuro das importâncias depositadas e constituem exigibilidade das instituições que os emitem. São autorizados a receber esse tipo de depósito os bancos comerciais e os bancos de investimento. Podem ser transferidos mediante endosso pelo depositante.
Certificado de Desdobro Comprovante de desdobramento de um certificado de ações em vários outros.
Certificado de Fundos de Investimento Título nominativo ou nominativo endossável que representa participação num fundo mútuo ou fiscal de investimento.
Chamada de Bônus Resgate de bônus pelo emitente, mediante o pagamento antes do vencimento.
Chamada de Capital Subscrição particular ou pública de ações novas pelo valor nominal ou outro valor, com ou sem ágio, para aumentar o capital de uma empresa.
Chapeludo Investidor principiante do mercado de Bolsa, ao qual tudo o que lhe é dado observar representa novidade.
Cisão É a operação pela qual a empresa transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades constituídas para este fim, ou já existentes extinguindo-se a empresa cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio.
Clube de Investimento É a reunião de um grupo de pessoas com a finalidade de aplicar suas economias em uma carteira diversificada de ações, dentro de regras específicas estabelecidas pelas Bolsas de Valores e pela Comissão de Valores Mobiliários.
CNBV Comissão Nacional de bolsas de Valores - Associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico representar os interesses das Bolsas de Valores junto as autoridades administrativas e judiciárias.
Cobertura Depósito da totalidade dos títulos referentes a posições em operações de venda nos mercados a termo, a futuro ou de opções.
Cobrir Adquirir os títulos vendidos a descoberto.
Codificação É a identificação utilizada para o tipo e classe das ações negociadas no pregão da Bolsa de Valores. As principais são:
CN "Preferenciais Nominativas Classe ""C"""
CS "Preferenciais Escriturais Classe ""C"""
CR "Preferenciais Endossáveis Classe ""C"" Resgatáveis"
CI Certificado de Investimentos
Conv. Ações convertidas.
Colocação Direta Aumento de capital pretendido pela empresa. Só pode ser realizado mediante a subscrição de ações pelos atuais acionistas, diretamente na empresa.
Colocação Indireta É a operação pela qual uma instituição financeira ou um grupo delas, reunidas em um consórcio de subscrição, adquire, adquire por subscrição, a totalidade das ações provenientes de uma nova emissão, para posterior colocação no mercado secundário.
Combinação de Opções Compra ou venda de duas ou mais séries de opções sobre a mesma ação-objetivo, porém com preços de exercício e/ou datas de vencimento diferentes.
Comitente (ou cliente) Denominação que se dá a pessoa que encarrega outra de comprar, vender ou praticar qualquer ato, sob suas ordens e por sua conta, mediante certa remuneração a que se dá o nome de comissão.
Companhia Aberta Empresa cujos valores mobiliários de sua emissão estejam registrados na CVM, para a negociação em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão.
Compra a Futuro Tipo de operação em que não interessa ao investidor, a princípio, a posse dos títulos, mas tão somente os resultados provenientes das diferenças de preços. Assim, basta que o aplicador acompanhe atentamente essas variações para encerrar definitivamente a posição, através de uma operação inversa (venda a futuro). Existe também a possibilidade de substituir esta operação por outra (encerrando-se a posição de compra através de uma venda a futuro e simultaneamente comprando para outro prazo de vencimento a futuro ou mesmo à vista.
Confirmação Aviso que o credor dá ao cliente da efetivação de uma negociação com ações.
Conselho Fiscal Fiscaliza a situação financeira da empresa. É constituído no mínimo por três membros efetivos e três suplentes não ligados à empresa.
Conselho Monetário Nacional Responsável pela fixação da política da moeda, do crédito e da regulamentação e controle de todas as atividades financeiras desenvolvidas no País.
Conta Margem Consiste na abertura de um crédito, por parte da sociedade corretora, permitindo ao cliente adquirir, com este capital, um número maior de ações do que ele normalmente poderia comprar com seu próprio capital.
Contrato Unidade de negociação relativa a uma determinada mercadoria ou ativo financeiro no pregão das Bolsas. Terminologia empregada em mercado futuro.
Contrato Padrão Contrato pertinente a cada uma das mercadorias ou ativos financeiros, que estabelece as condições para negociações nos diversos mercados das Bolsas. Termo empregado em mercado futuro.
Contratos em Aberto Saldo total de contratos futuros de todas as posições mantidas no mercado.
Contratos Futuros Ou simplesmente futuros, são unidades de negociação, que constituem acordos legais, transacionados em pregão. Um contrato futuro implica o compromisso de receber (pelo comprador) e entregar (pelo vendedor), o objetivo de contrato, em data futura preestabelecida.
Controle Acionário Poder de decisão sobre a empresa, garantido pela posse da maior proporção das ações com direito a voto, pelo acionista majoritário.
Conversão Mudança das características de um título. No caso de ações, pode ser a transformação quanto ao tipo (de ordinárias em preferenciais ou vice-versa), dependendo dos estatutos e de Assembléia Geral.
Correção (em análise de investimento) Fica caracterizada quando ocorre uma tendência secundária de baixa em um mercado de ações em alta.
Correção Monetária Operação destinada a atualizar o poder aquisitivo da moeda perante o processo inflacionário.
Correção Monetária Pré-Fixada Projeção feita para a correção monetária em um período de tempo futuro.
Corretagem Taxa de remuneração da sociedade corretora ao efetuar uma compra ou venda de ações.
Corretor Intermediário na compra e venda de ações.
Corretora Instituição intermediária na compra e venda de ações.
Corretora de Mercadorias Qualquer sociedade comercial, detentora do respectivo título emitido pela BM&F, responsável pela execução, por conta própria ou de seus clientes, dos negócios no pregão.
Corte na Linha de Tendência (em análise de investimento) Quando o gráfico de barras intercepta a linha de tendência e atinge o nível de 3% além da cotação de corte, é sinal de que haverá mudança de tendência, servindo como indicador do ponto de venda ou de compra, conforme desenvolvimento anterior do gráfico.
Cota Fração do capital de uma sociedade constituída por cotas de responsabilidade limitada.
Cota de Clube de Investimento Corresponde a uma fração ideal de um clube de investimento. Seu valor é igual ao patrimônio líquido do clube dividido pelo número de cotas emitidas.
Cota de Fundo de Investimento Corresponde a uma fração ideal de um fundo de investimento. Seu valor é igual ao patrimônio líquido do fundo dividido pelo número de cotas emitidas.
Cotação Preço registrado em Bolsa de Valores quando se realiza uma negociação em ações.
Cotação de Abertura Primeira cotação de uma ação, em um dia de negociações.
Cotação de Fechamento Último preço de uma ação durante o desenrolar de um dia de negociações.
Cotação Máxima Cotação máxima atingida por uma ação durante o desenrolar de um dia de negociações.
Cotação Média Cotação média de uma ação durante o desenrolar de um dia de negociações.
Cotação Mínima Cotação mínima atingida por uma ação durante o desenrolar de um dia de negociações.
Crack Ocorre quando as cotações das ações declinam velozmente para níveis extremamente baixos.
Credor Pignoratício Pessoa que recebe objetos móveis em garantia de dívida.
Cupom Parte descartável de uma cautela válida para recebimento de dividendo ou bonificação, ou para o exercício do direito de subscrição.
Custo de Transformação É o custo que se tem que incorrer para se transformar um ativo financeiro em outro.
Custódia de Títulos Serviço prestado aos investidores para guarda de títulos e exercício de direitos.
Custódia Fungível Serviço de custódia onde os valores mobiliários depositados poderão ser substituídos, quando retirados, por outros iguais: mesma espécie, qualidade e quantidade.
Custódia Infungível Serviço de custódia onde os valores mobiliários depositados são mantidos dicriminadamente por depositantes.
CVM Comissão de Valores Mobiliários. Órgão federal, responsável pela disciplina, fiscalização, emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado de capitais.

Inglês

Call Ver: Option.
Callable Ações ou títulos preferenciais que permitem ao emitente resgatá-las antes do vencimento.
Capitalization "Volume total dos títulos emitidos por uma companhia
Carry, To "Manter (""carregar"") uma posição de carteira."
Carrying Charge(s) "Juros cobrados pelo corretor para ""carregar"" uma conta ""com margem""."
Cash Account Conta de Caixa - Conta com um corretor em que todas as compras são realizadas com dinheiro. O contrário de conta com margem.
Cash Dividend(s) Dividendos pagos em dinheiro.
Cash Trade (Cash Sale) "Transação em que as ações ou títulos são entregues no dia da venda. Ver: ""Delivery, Regular Way""."
Cats And Dogs """Gatos e Cachorros"" - Gíria designando ações altamente especulativas, de baixo preço e que não pagam dividendos."
Ceiling Price Preço-teto.
Certificate-Stock Cautela de ações.
Clean Up Obtenção de um grande lucro.
Cleared Securities Títulos comprados já pagos e recebidos.
Clique Grupo informal de especuladores.
Close Corporation Sociedade anônima de capital fechado.
Close Market Preços de venda e compra de uma ação muito pouco diferentes. - Situação de mercado em que os preços de compra e venda de uma ação são muito aproximados.
Close The O fechamento, diário, da Bolsa.
Closed Account Conta encerrada.
Closed End - Fund Fundo de investimentos com número limitado de ações e cujo valor é determinado no Mercado de Balcão.
Closed-End Investment Company "Companhia de investimentos com um número de ações limitado e que usa o seu capital para investir em outras companhias. O outro tipo de companhia de investimento é o ""open-end""ou fundo mútuo."
Closely Held Ações nas mãos de investidores que não as negociarão por longo período.
Closing Price Preço no fechamento das operações do dia.
Collateral Títulos ou qualquer outro ativo empregados por um tomador de empréstimo em garantia do pagamento.
Collateral Trust Bond Uma obrigação com garantia depositadas nas mãos de terceiros.
Comission Broker "Agente que executa as ordens do público para compra ou venda de títulos ou ""commodities""."
Comission House Firma de corretagem.
Commodity(ties) Coisa de utilidade - mercadoria - matéria-prima.
Commodity Credit Corporation Seção Financiadora do Departamento de Agricultura dos E.U.A.
Commodity Exchange Bolsa de Mercadorias.
Common Share (Stock) Ação ordinária.
Competitive Bid Lances competitivos para compra de ações.
Confirmation Documento formal entregue por um corretor a um cliente, contendo todas as informações sobre as operações realizadas entre os dois.
Conglomerate Company Conglomerado: grupo de companhias de ramos diferentes, atuando com uma única administração majoritária mas descentralizada. Tem que ser apreciada em bloco e quanto a cada uma das unidades.
Consolidated Tape Plan Por este plano os sistemas telegráficos das duas Bolsas de New York (NYSE e AMEX) foram fundidos. Existem dois canais, um para cada Bolsa e as bolsas regionais a elas ligadas.
Consolidation Fortalecimento. Consolidação dos níveis de preços das ações.
Consolidation Business Fusão de empresas, nascendo uma nova entidade e extinguindo-se as antigas.
Constant Dollar Plan Plano de investimento pelo qual o valor aplicado em ações deve ser igual ao aplicado em títulos de renda fixa.
Constant Ratio Plan Plano de investimento com relação constante entre o investimento em títulos de renda fixa e em ações.
Contingent Order Ordem de compra ou venda por um determinado preço, dependendo da realização de uma outra operação.
Contrary Market Mercado imprevisto, supreendente.
Conversion Rate Número de ações ordinárias correspondente a uma ação preferencial ou um título de dívida.
Convertible Bond Título conversível em ações.
Convertible Preferred Stock Ação preferencial conversível.
Cooling Off Period Período de 30 dias necessário para que o registro de uma nova emissão de ações se torne efetivo.
Corner The Market Controle do mercado pela detenção da maioria das ações da companhia em questão.
Corporate Bond Obrigação ao portador, título emitido por uma S/A, pelo qual uma determinada quantia será paga numa data específica e com juros determinados.
Corporate Shell Companhia que não tem ativos fixos, que apenas existe no papel.
Corporation Corporação, Companhia, Sociedade Anônima.
Corporation, Closed Companhia de capital fechado.
Corporation, Open Companhia de capital aberto.
Correction Reação de preços no mercado de títulos.
Correspondent Corretor, banco ou qualquer outra instituição financeira que regularmente presta serviços a outra instituição sem acesso direto ao seu mercado.
Correspondent Firm Firma de corretagem associada a outra.
Countermand Cancelar uma ordem de compra ou venda de ações ainda não realizada.
Coupon Cupon anexo ao título representando juro a receber. A prova do juro pagável sobre um título ao portador é uma parte física do título. É dividido em pequenas partes datadas cronologicamente para futuros pagamentos. Essas pequena partes, quando destacadas, são chamadas cupons.
Coupon Bond Obrigação ao portador com cupons destacáveis.
Coupon Collection Cobrança de um cupon. O cupon é junto a um certificado de posse relativo ao título base e assinado pelo seu possuidor.
Coupon Rate Taxa de juros anuais que o tomador de recursos promete pagar ao portador do título.
Coupon Shell Envelope dos cupons.
Cover Bid/Cover Offer Lance de cobertura. O segundo melhor lance ou oferta em uma licitação competitiva.
Covering Cobrir a venda a termo.
Covering (Short Sale) Compra de títulos para satisfazer venda curta anterior.
Crack "Baixa quase total. Grande crise. Também ""crash"". A crise de 1919 é o exemplo mais conhecido."
Crossing Compra e venda da mesma ação. Um corretor atua como comprador e vendedor da mesma ação.
Cumulative Preferred Stock Emissão com a cláusula de que algum dividendo não pago, será pago antes de qualquer outro dividendo de qualquer título menor (ação comum).
Curb Exchange Antigo nome da AMEX, uma das duas Bolsas de New York.
Cusip Number System Sistema numérico para identificação de emissões de ações. Código de 9 depósitos, dos quais os 6 primeiros identificam o emissor, os dois seguintes a emissão e o nono representa o controle do sistema.
Custody Account Conta de ações em um banco.
Cutting A Loss Decisão de terminar uma operação desfavorável antes que os prejuízos aumentem.
Cyclical Stocks Ações que acompanham os ciclos da economia.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba