Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

DN "Preferenciais Nominativas Classe ""D"""
DR "Preferenciais Endossáveis Classe ""D"" Resgatáveis"
DC Debêntures Conversíveis
DS Debêntures Simples
Data Ex-Direito Data em que uma ação começará a ser negociada ex-direitos (dividendo, bonificação, subscrição), no recinto de negociações de uma Bolsa de Valores, processando-se o reajuste de preço, de acordo com o direito exercido.
Data de Exercício da Opção É a data de registro em pregão da operação de compra ou venda à vista das ações-objeto da opção.
Data de Vencimento da Opção Último dia, dentro do mês de vencimento da opção, em que esta pode ser exercida através de uma sociedade corretora, perante a Bolsa de Valores que tem como modalidade operacional o mercado de opções.
Day Trade Conjugação de operações de compra e de venda realizadas em um mesmo dia, dos mesmos títulos, para um mesmo comitente, de uma mesma sociedade corretora.
Dealer "Instituição financeira que opera no mercado monetário, selecionada pelo Banco Central do Brasil, para ser um instrumento de regulação de liquidez. Tem departamento de ""open market"" muito bem estruturado, um ""staff"" com operadores ágeis e analistas capacitados. Possui uma carteira de títulos expressiva, alocando recursos específicos e permanentes, nivelando assim as operações do mercado aberto. Também é o nome que se dá a instituições financeiras que compram e vendem valores mobiliários para sua carteira própria (é o oposto do ""broker"", que só negocia por conta do cliente). "
Debênture Título que representa um empréstimo contraído por uma sociedade anônima, mediante lançamento público ou particular garantido pelo ativo da sociedade e com preferência para o resgate sobre quase todos os demais débitos.
Debênture Conversível em Ações Debênture que pode ser convertida em ações, em épocas e condições pré-determinadas, mediante aumento do capital social, por opção do seu portador.
Débito "Qualquer obrigação devedora; o que se deve."
Deduções Estatutárias Parte dos lucros da empresa que não são distribuídos aos acionistas, conforme determinação dos estatutos.
Deflação "Fenômeno oposto à inflação; rarefação da moeda e do crédito."
Democratização do Capital É o processo pelo qual a propriedade de uma empresa fechada se transfere, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantêm, necessariamente, relações entre si, com o grupo controlador ou com a própria empresa.
Demonstração de Lucros e Perdas Demostrativo das contas de resultado (receita, despesa) de uma empresa, em um determinado período.
Deporte "Venda de uma posição para vencimento mais próximo - à vista ou a futuro - e concomitante compra de posição igual para vencimento mais distante visando a auferir resultado pelo encerramento de ambas posições mediante operações iguais de natureza inversa, quando ocorre a esperada ampliação dos diferenciais de preços, em níveis mais altos ou mais baixos, indiferentemente. Deporte pode ser usado, também, como finalização de uma operação técnica compensatória; encerrando através da venda uma compra a futuro feita com este objetivo e realizando, através da venda à vista, a operação efetiva pretendida. Além do seu interesse, o ""deportador"" atende o do mercado como um todo, aumentando o número de parceiros e a liquidez, colaborando na redução de diferenciais de preços indevidamente distorcidos, etc. Se atuando com objetivo unicamente de liberar recursos para a aplicação alternativa, acrescenta o benefício da correlação, com as demais alternativas financeiras."
Depósito a Prazo Fixo Depósito que se faz em um banco comercial ou banco de investimento, com a data certa e pré-fixada para o seu resgate, sobre o qual o depositante recebe juros.
Depósito Compulsório É o recolhimento feito pela rede bancária de determinado percentual sobre os seus depósitos à vista, parcialmente, com base no critério de média móvel quinzenal. O recolhimento é feito em moeda e a critério da autoridade monetária, em títulos federais da dívida pública.
Depreciação Desgaste físico dos equipamentos e dos bens do ativo de uma empresa, considerando-se o desgaste e o obsoletismo gerados pelo tempo e pelo uso.
Deságio Diferença, para menos, entre o valor nominal e o preço de compra de um título de crédito.
Desdobramento de Cautelas Sistema de desdobramento de ações ao portador e nominativas endossáveis, efetuado pela Bolsa de Valores, de modo a adequar a quantidade de ações ao lote padrão da Bolsa.
Despesas ou Ônus Sistema de cobrança de comissões num plano de acumulação contratual em fundo de investimento, pelo qual a parcela das comissões de venda, pelo período de duração do contrato, é deduzida das compras iniciais de cotas.
Devedor Que se deve ou apresenta saldo devedor.
Diferencial Combinação de possíveis compras e vendas de opções sobre a mesma ação objeto, porém de sérias diferentes.
DIMEC Diretoria da Área de Mercado de Capitais - Banco Central do Brasil.
Direitos "Veja ""Benefícios""."
Direito de Retirada O acionista dissidente da deliberação que aprovar a incorporação da empresa em outra sociedade, ou sua fusão ou cisão, tem direito de retirar-se da empresa mediante o reembolso do valor de usas ações.
Direito de Subscrição Direito de preferência que tem um acionista de subscrever novas ações de uma sociedade anônima, quando do aumento do capital mediante subscrição, podendo ser negociável ou não.
Disclosure "Revelação de informações por parte da empresa, aos acionistas; é um instrumento imprescindível não só para a tomada de decisão pelo investidor, como para sua proteção."
Dividendo Distribuição aos acionistas de resultado em dinheiro, em proporção à quantidade de ações possuídas e com recursos oriundos dos lucros gerados pela empresa em um determinado período. Pela lei das AS deverá ser distribuído um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício social.
Dividendo Cumulativo Dividendo que, caso não seja pago em um exercício, se transfere para outro.
Dividendo Pró-Rata Dividendos distribuídos às ações emitidas dentro do exercício social proporcionalmente ao tempo transcorrido até o seu encerramento. Distingui-se de dividendos integrais, tendo em vista que estes são distribuídos às ações existentes desde o início do exercício social da empresa.
Dupla Negociação "Situação transitória em que os títulos poderão ser negociados no pregão da Bolsa, sob a forma de ""Com"" Direitos e ""Ex"" Direitos, num prazo de quinze dias."

Inglês

Date, Call Data de vencimento.
Date, Due Data de vencimento.
Date Of Delivery Data de entrega. Três tipos, segundo a demora: Cash - no próprio dia. Regular way - no 5º dia útil. Delayed - entrega retardada.
Date Of Trade Dia em que uma ordem de compra ou venda é executada.
Day Order Ordem de um cliente, válida por um só dia. Se é válida por período mais longo será com G.T.C. (Good Till Countermanded - válida até ser consolidada).
Dead Market Mercado com baixo volume de operações e poucas oscilações significativas de preços.
Dealer, Rebate "Comissão do ""dealer"", por ter conseguido um empréstimo bancário para o cliente."
Debenture Debênture. Dívida sem garantia.
Declared Dividend Dividendo declarado.
Decline-Line Índice indicando quão aproximadamente a tendência geral do mercado segue as médias calculadas como o índice Dow-Jones nos E.U.A. ou SN no Brasil. É calculado, subtraindo ou somando a um número arbitrário, em caso de baixa ou alta respectivametne, o número é encontrado pela diferença entre as ações que subiram e as que desceram. Ex: Número arbitrário - 10.000. subiram - 500 ações. Desceram - 200 ações + 300. Número do Índice - 10.300. Ver Advance Decline Line.
Defaulted Bonds Títulos não pagos no vencimento.
Deferred Stock Ação que só pagará dividendos numa determinada data ou quando certas condições sejam concretizadas.
Delayed Delivery Entrega retardada de ações que foram vendidas com essa condição.
Delayed Opening Abertura do preço retardada, por excesso de volume de operações com uma determinada ação. O corretor tenta evitar demasiado desequilíbrio, equilibrando compra e venda e retardando o início das operações no dia seguinte.
Delist Retirada da lista de ações cotadas.
Delivery, Regular Way Transação feita na Bolsa e em que os títulos são entregues no quinto dia útil, exceto obrigações, entregues no dia seguinte.
Depositary Trust Company (DTC) Organismo central pelo qual os membros realizam entrega de títulos por lançamentos contábeis computadorizados.
Digested Securities Ações guardadas por muito tempo pelos investidores.
Disclosure Nota de rodapé em relatório da auditoria ou em balanço publicado. - Elementos publicados para conhecimento público.Ver: Full Disclosure.
Discount From Asset Value Preço de uma ação dividida pelo valor dos seus ativos, geralmente expresso em percentagem.
Dishonor Recusa em pagar em títulos, por parte do emitente ou de um avalista.
Diversification Diversificação nos investimentos para evitar riscos concentrados.
Dividend Dividendo.
Dividend, Cash Dividendo em dinheiro.
Dividend, Check Dividendo em cheque.
Dividend, Cumulative Dividendo cumulativo. Se não pago fica com prioridade sobre dividendos futuros.
Dividend, Interim Dividendo provisório, pago antecipadamente.
Dividend, Liquidating Parcela paga a proprietários e credores na liquidação de uma sociedade.
Dividend, On Com dividendos - Venda de ações que darão ao seu comprador direito a receber os próximos dividendos pagos.
Dividend, Optional Dividendo opcional. O acionista opta entre receber em dinheiro ou ações.
Dividend Payable Dividendo a pagar.
Dividend Pay-Out Ratio Relação entre o total de dividendos pagos e o lucro em dinheiro.
Dividend Property Dividendo pago em ações de outra Cia. Que seja subsidiária, ou pago com ativos.
Dividend Ranking Avaliação, classificação de dividendos.
Dividend Rate Taxa de dividendos.
Dividend, Regular Dividendo de taxa fixa. Geralmente pago trimestral ou semestralmente.
Dividend, Scrip Dividendo distribuido com a cláusula de pagamento futuro.
Dividend, Stock Dividendos em ações.
Dollar Cost Averaging Sistema de compras a intervalos regulares e em valor fixo. O investidor se condiciona ao valor investido e não ao número de ações. Conforme o nível dos preços assim a mesma quantia comprará mais ou menos ações.
Dow-Jones Industrial Average Índice Dow-Jones, calculado com base em 65 companhias, cada uma com o seu coeficiente de ponderação.
Dow Theory Teoria Dow, destacando 3 movimentos simultâneos na bolsa: 1 - Movimento primário - durante um ano no mínimo, representa a tendência básica do mercado, otimista ou pessimista. 2 - Movimento secundário - recuperação acentuada de um mercado pessimista ou declínio acentuado de um mercado otimista. 3 - Movimento terciário - representando flutuações diárias.
Down Cap Gráfico de cotação demonstrando que o menor preço do dia foi maior do que o maior do dia seguinte.
Down Tick Transação efetuada a preço inferior ao da última.
Droping Prices Preços em declínio.
DTC (Depositary Trust Company) Companhia em que é feito um depósito de ações para facilitar as operações.
Dual Listing Ação cotada em mais de uma Bolsa de Valores.
Dummy "Representante. - ""Homem de palha"" - o que atua em nome de outros, mas sem poderes decisórios próprios."
Dump Vender ações apressadamente, sem considerar o preço do mercado.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba