Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

EN "Preferenciais Nominativas Classe ""D"""
EA "Preferenciais Endossáveis Classe ""A"""
EB "Preferenciais Endossáveis Classe ""B"""
EC "Preferenciais Endossáveis Classe ""C"""
ED "Preferenciais Endossáveis Classe ""D"""
EE "Preferenciais Endossáveis Classe ""E"""
EF "Preferenciais Endossáveis Classe ""F"""
EG "Preferenciais Endossáveis Classe ""G"""
EH "Preferenciais Endossáveis Classe ""H"""
ER "Preferenciais Endossáveis Classe ""E"" Resgatáveis"
ECC-C Extrato de Conta Cliente - Custódia - Tem a finalidade de informar todos os lançamentos que ocorreram na sua posição de títulos, em um período determinado bem como seu saldo atual.
Emissão Ato de emitir dinheiro ou título.
Emissor Entidade oficial que emite papel-moeda ou instituição emitente de título de crédito, de renda ou ordem de pagamento.
Emitente Pessoa que emite um título, criando uma obrigação de pagamento.
Empresa Holding Empresa que detém o controle acionário de uma empresa ou um grupo de empresas subsidiárias.
Encerramento de Posição As posições a futuro de compra ou venda podem ser encerradas antecipadamente mediante a realização de uma operação inversa. Neste caso, a Caixa de Registro e Liquidação da Bolsa apura os resultados acumulados proporcionalmente à quantidade encerrada, lançando-os via compensação financeira à sociedade corretora responsável pela operação e coloca à disposição as respectivas garantias (margem ou cobertura).
Endosso Assinatura do proprietário no verso de um título, para transferir a sua propriedade.
Endosso em Branco Quando o endossante não declara a quem transfere o título, limitando-se a lançar no mesmo a assinatura.
Endosso em Preto Quando o endossante indica o nome a quem transfere o título, isto é, o endossatário que, por sua vez, poderá também transferir o título a outrem.
Entidade de Previdência Privada Abertas As entidades deste tipo tem como única finalidade a instituição de planos de concessão de pecúlios ou de rendas para seus associados, segundo normas gerais e técnicas aprovadas pelo órgão normativo do Sistema Nacional de Seguros Privados. Quando tem fins lucrativos, são organizadas como sociedades anônimas, caso contrário, adotam a forma de sociedades civis ou fundações. Para garantia de todas as suas obrigações, estas entidades devem construir reservas técnicas, fundos especiais e provisões. Parte desses recursos deverá ser aplicado na formação de uma carteira de ações.
Entidade de Previdência Privada Fechadas As entidades deste tipo são sociedades civis ou fundações, criadas com o objetivo de instituir planos privados de concessão de benefícios complementares ou assemelhados aos da Previdência Social, acessíveis aos empregados ou dirigentes de uma empresa, ou de um grupo de empresas (são os chamados fundos de pensão). Estas entidades são investidoras institucionais porquanto a regulamentação determina que parte dos seus recursos sejam aplicados na manutenção de carteiras de ações. Estes recursos provêm de contribuição de seus participantes, dos empregados ou de ambos.
Escola Fundamentalista Corrente de pensamento que se baseia, para fazer análise do investimento de uma ação, nos dados econômico-financeiros da empresa, relacionando-os à situação de seu setor de atividade e à economia do País.
Escola Técnica Corrente de pensamento que se baseia, para fazer análise do investimento de uma ação, no comportamento da ação no mercado (Bolsa de Valores), sendo os gráficos seu material de apoio principal.
Especialista Membro da Bolsa de Valores que se compromete a dar liquidez a uma determinada ação, mantendo o mercado do título equilibrado, mediante a efetivação de compras e vendas desta mesma ação para sua própria conta. No momento, ainda não opera no mercado de capitais brasileiro.
Especular Negociar em qualquer mercado, com o objetivo de auferir lucros em curto prazo, aproveitando uma situação temporária do mercado.
Estar Comprado Ter assumido posições de compra em contratos futuros, na expectativa de uma alta de preços.
Estar Vendido Ter assumido posições de venda em contratos futuros, na expectativa de uma queda de preços.
Ex-Direitos Negociação de uma ação, após exercício de um direito.
Exclusão do Direito de Preferência O estatuto da empresa aberta que contiver autorização para aumento do capital pode prever a emissão, sem direito de preferência, para os antigos possuidores de ações, debêntures ou partes beneficiárias conversíveis em ações.
Execução de Ordem Efetiva realização de uma ordem de compra ou venda de valores mobiliários.
Exercício de Opção É a operação através da qual o titular da opção exerce o seu direito de comprar ou de vender o lote de ações objeto da opção, ao preço de exercício. O exercício da opção far-se-á mediante o registro da operação de compra ou de venda à vista das ações objeto em pregão da Bolsa de Valores que opera com o mercado de opções.

Inglês

Earnings Per Common Share Relação entre lucro líquido - menos dividendos pagos às ações preferenciais - e o número de ações ordinárias.
Eased Off Mercado calmo, indicando ligeira queda nos preços das ações.
Encouraging Market Mercado animador.
Equity, Trade On The Trabalhar com capital de terceiros, tendo que conseguir lucros superiores às despesas com juros.
Erratic Market Mercado irregular, sem tendência definida.
Error Account Conta de erros mantida por firmas corretoras para registro de eventuais erros.
Even Up Situação em que compradores e vendedores estão igualmente divididos.
Excess Equity Quando o valor em dinheiro, de uma conta, excede o montante necessário para margem.
Exchange Acquisition "Compra de ações sem perturbar o pregão normal
Exchange Advice Boletim financeiro da Bolsa.
Exchange Distribution Venda de ações sem perturbar o pregão normal: um corretor oficial se encarrega de juntar compras individuais para satisfazer a ordem de venda.
Ex-Coupon Venda feita sem o cupon referente ao juro, que fica na mão do vendedor.
Ex-Dividend """Ex-dividendos"". O comprador de ação não tem direito a receber dividendos. A cotação do título descerá no montante equivalente aos dividendos a receber."
Exercise Exercer direitos na subscrição de títulos ou na sua conversão em ações ordinárias.
Exhaust Price Nível de uma conta em que a margem acaba. Ou o investidor aumenta o seu investimento ou o corretor vende ações para obter recursos.
Expense, Variable Despesas variáveis.
Expiration Date Data após a qual direitos, opções, etc. expiram.
Ex-Rights Sem direitos, estes permanecem com o vendedor.
Extended Bond Título que por mútuo acordo tem seu vencimento prorrogado.
Extra-Dividend Dividendo extra.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba