Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

FN "Preferenciais Nominativas Classe ""F"""
FR "Preferenciais Endossáveis Classe ""F"" Resgatáveis"
Favorecido (Beneficiário) "Comprador de um título; pessoa a qual o título foi transferido ou a favor de quem o título é emitido."
Fechado É a palavra que concretiza a realização de uma operação de compra ou de venda de ações no pregão da Bolsa (após a especificação do tipo de ação, da quantidade e do preço).
Fechamento de Posição É a operação através da qual o lançador de uma opção entrega à respectiva Bolsa de Valores outra opção da mesma série por ele previamente lançada juntamente com procuração, autorizando a Bolsa de Valores a praticar atos objetivando o término de suas obrigações como lançador.
Fechamento em Alta Diz-se que uma Bolsa de Valores fechou em alta quando o índice de fechamento foi superior ao índice médio do dia considerado.
Fechamento em Baixa Diz-se que um mercado fechou em baixa quando o índice de fechamento foi inferior ao índice médio do dia considerado.
Filhote (Bonificação) Ações distribuídas gratuitamente aos acionistas, em decorrência de aumento de capital realizado com a incorporação de reservas.
Financeira Ver Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento.
Financiador É o investidor que realiza uma compra de um determinado título no mercado à vista, e posteriormente realiza sua venda num dos mercados a prazo, garantindo um retorno fixo na data de vencimento.
Financiadora Ver Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento.
Financiamento Designação de mercado que se dá a um Reporte onde a compra à vista e concomitante venda a futuro por preço maior não toma em consideração o título correspondente nem a esperada evolução dos preços, pois visa unicamente realizar - no vencimento da operação a futuro - a diferença resultante das duas operações. Vide Reporte.
FINAM Fundo de Investimento da Amazônia. É administrado pela SUDAM e operado pelo Banco da Amazônia S/A e tem suas cotas representadas por Certificados de Investimento, negociadas em Bolsas de Valores.
FINOR Fundo de Investimento do Nordeste. É administrado pela SUDENE e operado pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A e tem suas cotas, representadas por Certificados de Investimento, negociadas em Bolsas de Valores.
FISET "Fundo de Investimentos Setoriais. Operado pelo Banco do Brasil. FISET Reflorestamento - Administrado pelo IBDF; FISET Pesca - Administrado pela SUDEPE; FISET Turismo - Administrado pela EMBRATUR. Tem suas cotas representadas por Certificados de Investimento, negociadas em Bolsas de Valores. "
Flâmula Formação em um gráfico de barras que serve para orientar o analista de investimento, assim que o movimento de alta ou de baixa se interrompe e ainda não se dispõe de dados para formar expectativas quanto ao seu desenvolvimento.
FUMCAP Fundo de Desenvolvimento do mercado de Capitais. Fundo contábil, de natureza financeira, destinado a dinamizar o mercado de títulos e valores mobiliários, facilita a reestruturação financeira das empresas nacionais e criar um sistema de financiamento, a médio e a longo prazo, destinado a amparar a realização de projetos relativos à implantação, ampliação e reaparelhamento de empresas nacionais.
Fundo Conjunto de disponibilidades destinado a uma aplicação específica.
Fundo Fiscal de Investimento (Decreto-Lei 157) Concede estímulos fiscais a capitalização das empresas, reforça os incentivos fiscais à compra de ações, facilita o pagamento de débitos fiscais. Extinto a partir de 1984, transformando em Fundo de Ações em 1985.
Fundo de Garantia Destina-se a assegurar aos clientes das sociedades corretoras a reposição de títulos e valores mobiliários transacionados em Bolsa por danos decorrentes de ato culposo ou doloso, de responsabilidade dessas instituições.
Fundo Mútuo de Ações Conjunto de recursos administrados por uma sociedade corretora, distribuidora de valores ou banco de investimento, que os aplica em uma carteira diversificada de títulos, distribuindo os resultados aos cotistas, proporcionalmente ao número de cotas possuídas.
Fundo Mútuo de Renda Fixa Conjunto de recursos administrados por uma sociedade corretora, distribuidora de valores ou banco de investimento, que os aplica em uma carteira diversificada de títulos de renda fixa, distribuindo os resultados aos cotistas, proporcionalmente ao número de cotas possuídas.
Fundo de Pensão É a forma pela qual as empresas promovem recursos para a acumulação de reservas, destinadas a cobrir pagamento de aposentadoria aos seus empregados.
Fundo ao Portador Conjunto de recursos administrados por banco de investimento que os aplica em títulos de renda fixa. Não tem prazo de carência para o resgate e dispensa a identificação do investidor.
Fungibilidade É o princípio legal pelo qual títulos e valores mobiliários iguais valem uns pelos outros.
Fusão É a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
Futuro Modalidade operacional da Bolsa de Valores. Vide operação a futuro.

Inglês

Face Value Valor nominal.
Fail Falha de um vendedor em entregar as ações a um comprador.
Fair Market Value Valor razoável de mercado.
Fall Out Of Bed (Gíria) Baixa busca de cotação sem motivo aparente.
Fill An Order Executar, completar, uma ordem de compra ou venda.
Finder Intermediário entre uma S/A que deseja emiitir ações e bancos de investimento.
Firm, Bid, Or Offer Proposta de compra ou venda com preço definido.
Firm Commitment Order "Lançamento de ações em que a firma ""underwriter"" (Banco de Investimento ou Cias. de Financiamento, no Brasil) se compromete a vender todo o lote."
Firming Of The Market Tendência a alta de preços.
First Preferred Stock Primeira ação preferencial: com preferência sobre emissões subsequentes.
Fixed Price "Preço mínimo fixado pelo ""underwriter"" para venda de uma nova emissão."
Flash Report Relatório Financeiro preparado ao se aproximar o fim de um período para facilitar mais rápida tomada de decisões.
Flat Certo, simples, sem juros. Usado na compra de títulos com juros atrasados e o preço inclui esses juros. O preço é contabilizado como custo do investimento.
Flier Especulação muito arriscada.
Float A Stock Issue Vender ações de uma companhia para levantar capital.
Floating Stock Parte das ações de uma companhia aberta ao público.
Floating Supply Ações disponíveis para a compra.
Floor Sala de pregões.
Floor Broker Operador da Bolsa, corretor.
Floor Partner Sócio de uma firma de corretagem que opera na Sala de Pregões.
Floor Price Preço mínimo.
Floor Report Relatório da Sala de Pregões que confirma e fornece detalhes sobre a execução de uma ordem.
Floor Trade Operador de Bolsa.
Flotation Lançamento de uma nova emissão no mercado.
Fluctuation "Variação no preço de uma ação
Flurries Variação repentina do preço de ações causada por notícias inesperadas.
For Cash Entrega de títulos no mesmo dia útil.
Forced Sale Venda contra a vontade do dono, por falta de margem.
Formula Investing Técnica de investimento. Envolve a mudança de fundos de ações ordinárias para preferências e obrigações quando a média de preços sobe para além de um determinado nível e vice-versa.
Forward Bear Má expectativa, pessimista.
Forward Bull Boa expectativa, otimista.
Free Ride Subscrição no lançamento das ações. Lucro conseguido com a alta de preços subsequentes. Ao contrário do que acontecia até há pouco tempo, o preço total deve ser pago antes da aceitação da ordem. Literalmente: cavalgada ou tansporte grátis.
Free Riders Os que subscrevem no lançamento das ações.
Free Riding Compra e rápida revenda de títulos, para cobrir a compra sem desembolso de dinheiro próprio.
Full Disclosure Concept Conceito segundo o qual as demonstrações financeiras devem refletir todos os fatos administrativos assim como informações para a sua interpretação.
Fully Participating Preferred Stock Ações preferenciais participação integral, isto é, com os mesmos direitos que as ordinárias, com exceção do direito de voto.
Futures Contract Contrato a termo, para entrega de uma mercadoria numa data futura.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba