Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

Lançador No mercado de opções, aquele que outorga a opção, assumindo a obrigação de, se o titular a exercer, vender ou comprar a este o lote-padrão a que se refere a opção.
Lançamento de Opção É a emissão pelo lançador, de uma opção de compra ou de venda.
Lance Preço oferecido pelos representantes das sociedades corretoras em público pregão, para a compra ou venda de um lote de ações.
Lei 4595 (31.12.64) Dispõe sobre a política monetária, bancária e creditícia. Cria o Conselho Monetário Nacional e disciplina a atuação das instituições pertencentes ao sistema financeiro nacional.
Lei 4728 (14.07.65) Disciplina o mercado de capitais e estabelece medidas para o seu desenvolvimento.
Lei 6385 (07.12.76) Dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e cria a Comissão de Valores Mobiliários.
Lei 6404 (15.12.76) Dispõe sobre as sociedade por ações.
Lei 6422 (08.06.77) Altera a Lei 6385 (07.12.76), que dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e criou a Comissão de Valores Mobiliários.
Lei da Usura Instrumento legal que impede uma maior remuneração nas operações de crédito, fixando uma taxa de juros máxima de 12% ao ano.
Leilão das Ações de Empresas Incentivadas Ocorre leilão para troca de certificado de investimento por ações de empresas que tiveram seus projetos aprovados pelos gestores dos Fundos de Incentivos Fiscais - FINOR, FINAM, e FISET.
Leilão à Viva Voz Ocorre quando as quantidades de ações ofertadas são menores que as demandas.
Leilão Especial É a compra ou venda de títulos em pregão, realizada por representante de sociedade corretora, em, dia e hora determinados pela Bolsa de Valores.
Leilão do FINAM Leilão de ações de empresas que participam da carteira do Fundo de Investimento da Amazônia e que tiveram seus projetos aprovados pela SUDAM.
Leilão do FINOR Leilão de ações de empresas que participam da carteira do Fundo de Investimentos do Nordeste e que tiveram seus projetos aprovados pela SUDENE.
Leilão do FISET Leilão de ações de empresas que participam da carteira do Fundo de Investimentos Setoriais e que tiveram seus projetos aprovados pela SUDEPE e EMBRATUR.
Leilão de Saldo Ocorre quando as quantidades ofertadas são maiores que as quantidades demandadas.
Letra de Câmbio É um título de crédito correspondente a uma ordem de pagamento à vista ou a prazo. Atualmente este título tem sido utilizado quase que totalmente para o financiamento do crédito direto ao consumidor.
Letra Financeira do Tesouro - LFT Títulos da dívida pública, de pronta liquidez, emitidos pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de regular a liquidez de curtíssimo prazo na economia.
Letra Imobiliária Título emitido pelo BNH e pelas sociedades de crédito imobiliário, destinado à captação de recursos para financiamento do Plano Nacional de Habitação.
Limite de Oscilação Diária Variação máxima permitida no preço de um contrato em um mesmo dia de operação. Existem limites de alta e de baixa.
Linha de Retorno (em Análise de Investimento) Denominação da reta paralela à linha de tendência, que dá origem ao canal de tendência em um gráfico de barras.
Linha de Tendência em Alta (em Análise de Investimento) No movimento de alta, a linha de tendência é a reta que une as duas menores cotações mínimas.
Linha de Tendência em Baixa (em Análise de Investimento) No movimento de baixa, a linha de tendência é a reta que une as duas maiores cotações máximas.
Liquidação É o processo final de uma operação de compra e venda de ações realizada no pregão da Bolsa de Valores, quando ocorre a liquidação física (ações) e financeira (dinheiro).
Liquidação Integral Modalidade de liquidação do mercado a termo, onde a liquidação, a qualquer tempo, é obtida pelo valor final contratado.
Liquidação Por Compensação Liquidação de contratos em aberto, através do registro de operações inversas.
Liquidação Por Entrega Consiste na entrega e no recebimento do objeto do contrato negociado, de acordo com as normas específicas determinadas pelo mercado futuro.
Liquidação Pro-Rata Modalidade de liquidação do mercado a termo, onde a liquidação, a qualquer tempo, é obtida pelo desconto de uma taxa de juros efetiva mensal (30 dias) sobre o valor final do contratado.
Liquidez É a maior ou menor facilidade de se negociar um título.
Livro Auxiliar da Bolsa Livro onde são registradas todas as operações realizadas após o período de negociação.
Livro de Registro de Ações Endossáveis É um livro mantido pelas sociedades anônimas para a identificação do proprietário das ações. Para a empresa emissora, é reconhecido o acionista que estiver registrado no livro, não valendo o endosso no que se refere à responsabilidade e direitos dos proprietários.
Livro de Registro de Ações Nominativas É um livro mantido pelas sociedades anônimas para a identificação do proprietário de ações nominativas, bem como a averbação das transferências de propriedade e os direitos sobre elas constituídos.
Lote Quantidade de títulos de idênticas características.
Lote de Fração É um lote contendo um número de unidades inferior ao lote padrão.
Lote Fracionário Qualquer lote que não contenha um número de unidades igual ao múltiplo inteiro do lote padrão.
Lote Padrão É um lote constituído de unidades predeterminadas. Atualmente é de 1000 unidades no mercado à vista. Esta em migração para 100 unidades devido ao grupamento de ações de várias empresas.
Lote Redondo É um lote totalizando um número inteiro de lotes padrão.
Lucratividade Lucratividade de um título é a medida do ganho proporcionado por este, em relação ao capital gasto na sua aquisição.
Lucratividade Média É a média das diversas lucratividades obtidas por um título em diversos períodos.
Lucro Líquido Por Ação Representa o ganho por ação obtido durante um determinado período de tempo. É obtido através da divisão do lucro líquido da empresa pelo número de ações.

Inglês

Lamb (Gíria) Gíria que designa o especulador novato: ovelha.
Lapping Apropriação indevida de fundos que deveriam ser creditados a um cliente. Quando um outro cliente efetua um pagamento, os respectivos fundos são desviados para o crédito do primeiro.
Leaders Ações que lideram o mercado.
Leverage Influência exercida por um fator econômico. - Alavancagem. - Relação entre o capital e as dívidas. - Efeito sobre o índice P/E - lucros por ação - quando o volume necessário para juros de obrigações e dividendos é grande, reduzindo assim a soma disponível para as ações ordinárias.
Limit Order Ordem de compra ou venda a um preço limitado.
Liquidating Market Mercado de venda, agressivo e a preços baixos.
Liquidation Conversão de títulos ou outros bens, em dinheiro. - Venda causada pelo pânico, ocasionando queda nos preços das ações. - Dissolução de uma companhia, com dinheiro para distribuição aos acionistas depois de pagos todos os compromissos.
Liquidity Liquidez. Capacidade do mercado de um certo título para absorver um certo volume de compras e vendas dentro de razoáveis oscilações de preços.
Listed Securities Ações de companhias incluidas na lista de ações negociáveis numa Bolsa.
Listed Stock Ações registradas (negociáveis) numa Bolsa.
Listing Requirements Exigências para registro no lista de uma Bolsa.
Load Charge Comissão cobrada do comprador de ações de fundos mútuos de investimento, para cobrir despesas de venda, promoção e distribuição.
Load Up (Gíria) Comprar ações até o limite permitido pela situação financeira do investidor.
Loan On Debentures Empréstimo obtido pela emissão de debêntures.
Loan On Stock Empréstimo garantido por ações.
Loan Stock Empréstimo especificamente obtido para compra de ações.
Loan-To-Value Ratio Relação existente entre o valor de um empréstimo hipotecário e o valor estimado dos títulos, calculado como percentagem deste último.
Lock Transação entre o comprador e o vendedor (sem interferência do corretor), porque concordam quanto ao preço e não desejam atribuir comissão ao corretor.
Locked In Situação em que um investidor poderia realizar lucro com títulos que possui, mas não pode vender porque seria alvo de imposto sobre ganhos de capital.
Locked Market Mercado em que o operador está disposto a comprar e vender ao mesmo preço.
Long Posição longa - Posição de alguém que comprou ações na expectativa de uma alta. Oposta à posição curta de alguém que negociou títulos sem os possuir. Também indica simplesmente a posse de títulos.
Long Account Conjunto de ações mantidas pelo investidor na expectativa de uma alta.
Long Pull Ações compradas para valorização.
Long Side Parcela do mercado que acredita numa alta.
Long Stock Ações compradas na expectativa de uma alta.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba