Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

Mapa de Controle do Movimento de Ações Proporciona ao investidor o controle do movimento de ações de empresas que integram sua carteira. Deverão ser utilizados tantos mapas quantas forem as empresas componentes da carteira.
Mapa de Levantamento de Posição da Carteira de Ações Tem a finalidade de apurar, em dado momento, o valor da carteira de ações do investidor, assim como o resultado que ele está tendo no conjunto de suas ações.
Margem É o montante, em dinheiro e em títulos, que um cliente precisa depositar na sociedade corretora para efetuar uma compra ou uma venda a termo ou a futuro.
Margem Adicional Reforço de garantia, exigível quando as condições de mercado o recomendarem.
Margem de Posição a Futuro Depósito mantido pelo cliente perante a sociedade corretora e por esta perante a Bolsa de Valores, para garantir o cumprimento de suas obrigações a futuro.
Média Preço/Lucro de uma Carteira de Ações O cálculo do P/L médio de uma carteira de ações segue a mesma metodologia de cálculo para o P/L de uma ação. Deste modo, o P/L de uma carteira de ações é o número de anos necessários a se reaver o capital cujas ações integram a mesma. Para isto, fazem-se as suposições de que estes lucros permanecerão constantes e serão totalmente distribuídos a cada exercício.
Mercado Aberto "Mercado de compra e venda de títulos públicos e privados sob a orientação do Banco Central; atuam no mercado aberto as instituições financeiras que negociam entre si sempre por telefone, sem necessidade de estarem presentes no mesmo local (como as Bolsas de Valores), para realizarem seus negócios."
Mercado Acionário É um subsistema do mercado de capitais, onde se realizam as operações de compra e venda de ações. Suas funções principais são: a avaliação dos valores transacionados, liquidez e capitalização das empresas.
Mercado de Balcão Mercado de títulos sem lugar fixo para o desenrolar das negociações. Os negócios são fechados via telefone, entre instituições financeiras. São negociadas ações de empresas não registradas em Bolsa de Valores e outras espécies de títulos.
Mercado de Câmbio Realiza operações que envolvem a necessidade de conversão de moedas estrangeiras em moeda nacional e vice-versa. Basicamente, são operações de curto prazo e as instituições que nele atuam são os bancos comerciais e as firmas autorizadas pelo governo, com a intermediação das sociedades corretoras.
Mercado de Capitais É o conjunto das operações financeiras de médio, longo e prazo indefinido, normalmente efetuadas diretamente entre poupadores e empresas, ou através de intermediários financeiros não bancários, geralmente destinadas ao financiamento de investimentos fixos.
Mercado Financeiro É o conjunto de mecanismos voltados para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro são efetuadas transações com títulos de prazos médio longo e indeterminado, geralmente voltados para o financiamento de capital de giro permanente e de capital fixo.
Mercado Firme Fase do mercado de capitais em que as cotações dos títulos negociados apresentam oscilações mínimas.
Mercado Futuro de Ações É o mercado onde as liquidações em ações se processam a prazos predeterminados e com datas de vencimento prefixadas. Vide operações a futuro.
Mercado de Opções Instrumento de investimento no mercado de capitais. A opção de compra de ações é um contrato que confere ao comprador o direito de adquirir, durante a sua vigência, um lote de ações de determinada empresa a um preço prefixado. Isto significa, por exemplo, que alguém paga uma determinada quantia ao proprietário de um lote de ações para que ele garanta um preço de venda determinado (fixo) durante algum tempo. Durante a vigência deste contrato, o comprador poderá, a qualquer tempo, concretizar o negócio, pagando o preço combinado, ainda que as ações estejam sendo negociadas a preço superior. Deste modo, a diferença entre o preço combinado e o preço de mercado das ações é que vai representar o lucro do comprador.
Mercado Paralelo Movimentação ilegal de numerário destinado a atender a quem não quer ou não pode utilizar-se do mercado financeiro para obter crédito.
Mercado Primário Tem como função a colocação de ações (ou outros títulos) provenientes de novas emissões. É ao mercado primário que as empresas recorrem para complementar os recursos de que necessitam, seja para financiamento de seus projetos de expansão, seja para empregá-los de outras formas produtivas.
Mercado Principal Abrange operações normais, com lotes múltiplos de 1000 ações. É constituído pelas ações de maior negociabilidade nas Bolsas de Valores.
Mercado Secundário "As operações do mercado secundário representam transferências de recursos e títulos entre investidores e/ou instituições. O mercado secundário proporciona liquidez aos títulos; permite que os investidores revertam suas decisões de compra e venda, transferindo, entre si, os títulos anteriormente adquiridos no mercado primário."
Mercado A Termo É o mercado onde as liquidações com ações se processam a prazos determinados, conforme o termo do contrato (30, 60, 90, 120 e 180 dias de prazo). Vide operações a termo.
Mercado À Vista É o mercado onde as liquidações com ações se processam até cinco dias úteis após a data de realização de uma operação com ações.
Mês de Vencimento Mês durante o qual pode ser efetuada a entrega física do objeto do contrato negociado no mercado futuro.
Mico Ação que em determinado período perde a liquidez no mercado.
Micar (ficar com o mico) "Diz-se que uma ação ""micou"" ou o investidor ""ficou com o mico"", quando não conseguiu vender o papel por falta de liquidez, ou interesse de outros aplicadores."
Montar Diferenciais Comprar e vender simultaneamente contratos futuros de uma mesma mercadoria ou ativo financeiro, com vencimento diferentes, na expectativa de uma mudança na relação de preços dos contratos.

Inglês

Major Trend Tendência básica dos preços de ações por um determinado período de tempo, apesar de oscilações temporárias.
Majority Stockholders Acionistas majoritários.
Making A Line "Preço estável (pouca variação)
Making A Market Criar um mercado. Criar interesse por um título, através de publicidade. Quando um corretor anuncia os preços a que se dispõe a comprar e vender, está criando um mercado. - Também fazer um mercado.
Maloney Act Of 1938 Lei permitindo a regulamentação do Over-The-Counter-Market. (Mercado de Balcão).
Manipulation Operação ilegal. Compra ou venda de títulos para criar situação falsa no mercado.
Margin, Account Conta-margem. Conta mantida com margem.
Margin Call Pedido do corretor para que o cliente dê cobertura, seja em dinheiro ou títulos, para as operações com margem.
Market, Buyer's Mercado de comprador.
Market, Future Delivery Mercado de entrega futura, a termo.
Market Leaders Líderes do mercado (ações que lideram o mercado).
Market Letter Publicações distribuidas pelas firmas corretoras dando suas opiniões com relação o mercado e aconselhando a compra ou venda de ações de determinadas companhias.
Market Order Ordem de compra ou venda de ações ou melhor preço do mercado.
Market Quotation Cotação de mercado.
Market Report Relatório emitido pelo operador da Bolsa informando a execução de uma ordem.
Market, Seller's Mercado vendedor (bom para a venda).
Market Value Valor de mercado.
Maturity Date Data de vencimento.
Meeting Of Stockholders (Regular, Special) "Assembléia de acionistas: geral ordinária
Member Corporation Cia. de corretagem com, pelo menos, um sócio pertencente à Bolsa de N.Y.
Member Firm Veja Member Corporation.
Member Of Stock Exchange Pessoa física ou jurídica aceita como membro de uma Bolsa de Valores.
Midle Of The Road Policy Atitude racional em relação ao mercado. Atitude moderada.
Minor Trend Flutuações de curto prazo dos preços de ações.
Minority Interest Participação minoritária.
Minority Stockholders Acionistas minoritários.
Miscellaneous Stocks Ações diversificadas (diferentes ramos de negócios).
Miss The Market Deixar de aproveitar uma boa oportunidade.
Mixed Capital Company Companhia de capital misto.
Mutual Investment Funds Fundos Mútuos de Investimento.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba