Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

OE Ordinárias Endossáveis
ON Ordinárias Nominativas
OS Ordinárias Escriturais
OB Obrigações
OR Ordinárias
Oferta de Direitos Oferta feita por uma empresa a seus acionistas, dando-lhes a oportunidade de comprar novas ações por um preço determinado, em geral abaixo do preço corrente no mercado e dentro de um prazo relativamente curto.
Oferta da Pedra Ordem de compra ou venda registrada no quadro de ofertas do pregão, mediante especificação de quantidade e preço. Em condições iguais ou mais favoráveis ao ofertante, tem prioridade de fechamento sobre as demais operações.
Oferta Pública Colocação junto ao público de um determinado número de ações de uma empresa. É uma das maneiras pela qual as poupanças do setor privado são canalizadas para o financiamento da formação de capital.
Oferta Pública de Compra Proposta de aquisição, por um determinado preço, de um lote específico de ações, em operação sujeita a interferência.
Oferta Pública de Venda Proposta de colocação, junto ao público, de um determinado número de ações de uma empresa.
Ombro ( em Análise de Investimento) Formação que surge, após um movimento de alta, no estudo de comportamento de uma ação feito pelo gráfico de barras.
Opção Possibilidade de comprar ou vender ações por preço determinado, em quantidades determinadas e durante determinado período.
Opção Coberta Quando há o depósito, junto a uma Bolsa de Valores, das ações-objeto de uma opção.
Opção de Compra ou de venda de ações É o direito outorgado ao titular da opção de, se desejar, comprar ou vender ao lançador, um lote padrão de determinada ação, a um preço por ação previamente estipulado e até uma data prefixada.
Opção de Compra Sobre Disponível Direito de comprar uma mercadoria, por um preço prefixado, até uma determinada data de vencimento. Para adquirir esse direito, o titular (aquele que compra a opção) deve desembolsar um valor, negociado em mercado, denominado prêmio. O lançador (aquele que vende a opção) obriga-se a entregar a mercadoria pelo preço prefixado, se for exercido pelo titular, recebendo o valor do prêmio.
Opção de Compra Sobre Futuro Direito de comprar um contrato futuro de uma determinada mercadoria por um preço prefixado, denominado preço de exercício, até uma determinada data de vencimento. Para adquirir esse direito, o titular deve desembolsar um valor, negociado em mercado, denominado prêmio. O lançador obriga-se a assumir uma posição vendedora no mercado futuro, pelo preço de exercício, até o vencimento, recebendo o valor do prêmio.
Opção do Vendedor Venda de títulos na qual a data da entrega fica a critério do vendedor, dentro de certo limite de tempo.
Open Market "Designação genérica de qualquer mercado de livre acesso. No Brasil este termo é utilizado, restritamente para o conjunto de operações realizadas com títulos de emissão do governo, normalmente de curto prazo e utilizado como instrumento de política monetária. Através das operações de ""open market"" as autoridades monetárias procuram manter o controle dos meios de pagamento do sistema econômico. No caso brasileiro, estas operações serão realizadas por intermédio das Letras do Tesouro Nacional (LTN), extintas."
Operação Caixa Operação em que o investidor vende seus títulos à vista e os recompra a termo ou a futuro, com o objetivo único de obter e movimentar livremente o capital liberado. Vide Deporte.
Operação de Financiamento "Consiste na compra à vista de um lote de ações e sua venda imediata em um dos mercados a prazo; a diferença entre os dois preços é a remuneração da aplicação pelo prazo do financiamento. "
Operação A Futuro Compromissos assumidos em lotes padronizados para liquidação em vencimento predeterminado principalmente como substitutos temporários de operações de compra e venda efetivas a serem realizadas posteriormente. Embora exista a possibilidade de liquidação por vencimento mediante entrega dos valores respectivos, destinam-se, principalmente, a serem compensadas antes do vencimento, mediante operações iguais e de natureza inversa (compra e venda). O objetivo é reduzir com estas transações, resultados negativos eventualmente incorridos nos negócios finais. Podem, entretanto, ser usadas com objetivos de obter ganhos com as diferenças entre os preços de compra e venda a futuro.
Operação Com Opções de Compra É o direito outorgado ao titular (comprador) da opção de compra de, se desejar, comprar do lançador (vendedor), exigindo que este lhe venda um lote padrão de determinada ação, a um preço por ação previamente estipulado e até uma data prefixada.
Operação Com Opções de Venda É o direito outorgado ao titular (vendedor) da opção de venda de, se desejar, vender ao lançador (comprador), exigindo que este lhe compre um lote padrão de determinada ação, a um preço por ação previamente estipulado e até uma data prefixada.
Operação A Termo Resulta de um contrato de compra e venda futura de ações que estabelece a obrigação, por parte do comprador e vendedor, de liquidarem a operação em determinado prazo de vencimento, compreendido entre 5 e 180 dias. Os prazos mais comuns são 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias.
Operador Júnior "Operador de uma sociedade corretora autorizado pela Bolsa de Valores a negociar no mercado à vista; utiliza-se de um jaleco azul, para distingui-lo no Recinto de Negociações (pregão)."
Operador de Pregão Representante de uma sociedade corretora que executa ordens de compra e venda de ações no Recinto de Negociações de uma Bolsa de Valores.
Operador Senior Operador de uma sociedade corretora autorizado pela Bolsa de Valores a negociar em todos os mercados.
Ordem Instrução dada por um cliente à sociedade corretora para a execução de uma compra ou uma venda de ações.
Ordem em Aberto É a ordem que permanece válida até ser executada ou cancelada.
Ordem Casada É aquela composta por uma ordem de venda de determinado valor mobiliário e de compra de outro, que pode ser efetivada a medida que ambas as transações puderem ser executadas, podendo o comitente especificar qual das operações deseja que seja executada em primeiro lugar.
Ordem Para o Dia É a ordem que, se não executada no dia para o qual é emitida, fica automaticamente cancelada.
Ordens Especiais São as ordens com características diferentes das especificadas acima, cuja definição e operacionalização poderá ser regulamentada pelas Bolsas de Valores mediante prévia aprovação da CVM.
Ordem de Financiamento Constituída por uma ordem de compra (ou venda) de um valor mobiliário em um tipo de mercado e uma outra concomitante de venda (ou compra) de igual valor mobiliário no mesmo ou em outro mercado, com prazos de vencimento distintos.
Ordem Imediata É aquela que deve ser executada o mais rapidamente possível, a partir do instante em que for recebida no Recinto de Negociações, ao melhor preço que for possível obter no momento de sua execução.
Ordem Limitada "É realizada quando o investidor especifica um preço máximo para a compra de ações ou um preço mínimo para a venda; assim, o operador da sociedade corretora deverá executar a ordem dentro do limite dado pelo cliente."
Ordem Livre É aquela que especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários a serem comprados ou vendidos, conferindo ao executante, a faculdade de efetivá-la, dentro de seu prazo de validade, no momento e ao preço que lhe parecerem os mais convenientes.
Ordem A Mercado É aquela que deve ser executada ao preço médio do mercado, no momento em que for recebida no Recinto de Negociações.
Ordem Stop É uma ordem de mercado em que o preço stop é atingido.
Ordem Válida Até o Cancelamento Ordem específica que permanece válida até que o cliente a cancele.
Ordem Válida Por Prazo Determinado É a ordem que deverá ser executada dentro do período especificado pelo comitente, findo o qual fica automaticamente cancelada.
Ordem Válida Por Prazo Indeterminado Ordem válida até sua execução ou cancelamento.
Oscilação Sequência de preços máximos e mínimos atingidos por uma determinada ação, em um período de tempo estudado.
Outsider "Denominação dada àquele que não tem acesso às informações privilegiadas, em oposição ao ""insider""."
Overnight "Aplicações realizadas no ""open market"" por prazo mínimo de um dia."

Inglês

Obsolete Securities Títulos, ações de uma companhia que saiu do mercado. - Títulos retirados do mercado ou já resgatados.
Odd-Lot(s) Lote fracionário - quantidade de ações inferior ao mínimo negociável em bolsas de valores como lote individual - normalmente 100 ações.
Odd-Lot Broker Corretor especializado em lidar com número fracionário de ações (fração da quantidade mínima normal).
Odd-Lot Dealer(s) """Dealer"" especializado em lidar com grupos de ações fracionários, ou seja, inferior ao número mínimo normal."
Odd-Lot Differential Remuneração recebida pelo corretor por um lote fracionário (inferior ao mínimo normal).
Odd-Lot House Firma de corretagem que se especializa em operar com número fracionário de ações.
Odd-Lot Index Índice calculado com base no mercado de lotes fracionários.
Odd-Lot Market Mercado de lotes fracionários.
Odd-Lot Order(s) Ordem de compra ou venda de um número fracionário de ações (normalmente menos de 100).
Off-Board Negociação com ações não listadas no Mercado de Balcão. - Transação com títulos registrados não realizada numa Bolsa Nacional.
Offer Wanted (O.W.) Situação em que um comprador procura, afincadamente, um vendedor.
Offered Ahead Condição existente quando o vendedor descobre que há outras ofertas a preços menores que a sua e que tem preferência.
Offered Down Ofertas a preços continuamente decrescentes.
Offering Price Preço de oferta.
On Balance Excesso sobre compras ou vendas anteriores. Se um investidor tiver vendido 2.000 ações de uma empresa e, logo a seguir, comprar 3.000 ações da mesma empresa, o excesso será de 1.000 ações.
Open Corporation Sociedade anônima de capital aberto.
Open End Liquidar parte ou totalidade de uma carteira, conservando apenas dinheiro à vista ou equivalente.
Open End Fund (Mutual Fund) Fundo aberto (sinônimo de Fundo Mútuo de Investimento). O número de ações é ilimitado. As ações representam parte da carteira do fundo. São oferecidas novas ações do público e qualquer investidor pode vendê-las de volta ao fundo, a preço de mercado. O preço é fixado pelo valor líquido da carteira dividido pelo número de ações.
Open-End Investment Company Veja Investment Comapany. - Companhia de Fundo Mútuo de Investimento.
Open-Order """Ordem Aberta"". Ordem de compra ou venda a um preço determinado que vigora até ser executada, cancelada ou modificada."
Open-Side Market Mercado constituido por apenas uma oferta - de compra ou venda - firme.
Open Trade Transação ainda não concluida.
Opening Price Preço de abertura.
Option "Direito de comprar (""call"") ou vender (""put"") um número específico de uma certa ação a preço combinado e em prazo determinado. O comprador espera que o preço da ação suba (se comprou um ""call"") ou caia (se comprou um ""put"") suficientemente de maneira a proporcionar o lucro superior ao custo do contrato e da respectiva comissão. Se o preço se mantém ou se movimenta na direção oposta, o custo da opção será inteiramente perdido."
Options, Stock Opção para compra de ações.
Optional Bond Título que pode ser resgatado antes da data do vencimento por opção da Cia. emitente.
Order, Contingent Pedido de compra ou venda de uma ação por um certo preço, desde que outra operação seja realizada.
Order, Day Ordem de compra ou venda de uma ação a um preço determinado, válida apenas até o fechamento do dia em que foi expedida.
Order G.T.C. (good 'till canceled) Pedido de compra ou venda que vigora até ser cancelado, mudado ou executado.
Order, Immediate Pedido de execução imediata.
Order, Limit Pedido de compra ou venda a preço específico.
Order, Market "Pedido de compra ou venda sem preço específico
Order, Matched Pedidos de compra ou venda reunidos pelo corretor de forma a que o preço de abertura seja igual, ou quase, ao preço do fechamento imediatamente anterior.
Order, Odd-Lot Pedido de compra ou venda de um número fracionário de ações.
Order, Open Pedido de compra ou venda a um preço determinado que vigora até ser executado, cancelado ou modificado.
Order, Round Lot Pedido de compra ou venda de ações: 100 ou múltiplos de 100.
Order, Scale Fórmula pela qual se realizam compras ou vendas adicionais na mesma ação a intervalos fixos, obtendo o custo médio do investimento.
Order, Split Pedido de compra ou venda que é dividido em várias partes e executado em períodos diferentes.
Order, Stop Pedido de compra ou venda que se torna automaticamente efetivo quando o mercado atingir o preço estabelecido.
Order Stop, Limit Pedido de compra ou venda que especifica um limite no preço que o vendedor está disposto a aceitar.
Order Stop, Loss Pedidos de venda que o corretor deve executar caso o preço de uma ação caia abaixo de um determinado nível.
Ordinary Shares Ações ordinárias.
Out Of Line Fora de cotação (preços muito altos ou muito baixos).
Out Of The Window (Gíria) Nova emissão de ações ou títulos rapidamente absorvida pelo mercado.
Outsider "Investidor ""por fora"" das informações da empresa, que não tem acesso às informações ao alcance dos ""insiders""."
Outstanding Securities Ações emitidas e em mãos do público.
Outstanding Shares Ações emitidas, em mãos do público.
O.T.C. (Over-The-Counter Market) Mercado de balcão. Principal mercado para títulos municipais e do Governo.
Overbought Condição do mercado depois de compras agressivas por especuladores e que elevaram os preços das ações a níveis exagerados.
Oversold Vendas excessivas que provocam quedas de preços abaixo dos níveis justificáveis.
Overtrading Pagar um título sensivelmente acima do valor do mercado para afetar o nível de preços de uma outra.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba