Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

PE Preferenciais Endossáveis
PN Preferenciais Nominativas
PS Preferenciais Escriturais
PR Preferenciais
PRT. Ações com direito a receber dividendos pro-rata.
Pait (Dec.-Lei 2292/21.11.86) Plano de poupança e investimento a longo prazo.
Paridade Existe quando dois valores estão cotados ao mesmo preço.
Partes Beneficiárias Títulos negociáveis, não integrantes do capital, sem valor nominal, emitidos, a qualquer tempo, pelas sociedades anônimas.
PASEP (Patrimônio do Servidor Público) É formado por um conjunto de depósitos efetuados pelas empresas públicas correspondendo a 0,8% de suas respectivas dotações orçamentárias. Esses depósitos formam uma caixa única que é rateada entre os beneficiários do fundo, o servidor público, segundo normas estabelecidas pela legislação.
Passivo Corresponde, exatamente, em valores e importância, às contas de compensação do ativo, apenas com denominações modificadas nos balancetes e balanços. É parte do balanço que detalha a origem ou fonte de recursos de que dispõe a empresa.
Patrimônio Líquido É o valor líquido do total de bens de uma pessoa ou de uma empresa. Comumente, designa somente o conjunto dos bens avaliáveis em dinheiro.
Patrimônio Líquido de Um Fundo Mútuo de Investimento É a relação: Valor da carteira do fundo + disponibilidade do fundo + Valores a receber - Exigibilidades.
Permissionária Especialista Corretora de valores ou distribuidora de títulos que tem acesso direto ao pregão, para negociar deteminada mercadoria ou ativo financeiro.
Peso No cálculo do índice de Bolsas de Valores, significa qual a quantidade de ações que cada empresa possui na carteira hipotética. É calculado em função da maior ou menor negociabilidade de uma ação em determinado período de tempo.
PIS (Programa de Integração Social) É formado pelo conjunto dos depósitos efetuados pelas empresas, correspondente a 0,5% do seu faturamento. Esses depósitos formam uma caixa única que é rateada entre os beneficiários do fundo, os trabalhadores, segundo normas estabelecidas pela legislação.
P/L - Índice Preço/Lucro É o quociente da divisão do preço da ação no mercado, em um instante, pelo lucro líquido da ação. Assim, o P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, através do recebimento do lucro gerado pela empresa. Para tanto, torna-se necessário que se condicione esta interpretação às hipóteses de que o lucro por ação se manterá constante e que o mesmo será totalmente distribuído todo ano.
Plano de Investimento Fase do processo que tem como objetivo traçar uma política de investimento a ser considerada durante a administração de uma carteira de títulos.
Plano de Investimento (em Fundos Mútuos de Investimento) Modalidade através da qual o investidor se dispõe a aplicar suas poupanças, periodicamente, em Fundo Mútuo de Investimento, durante um prazo determinado.
POC (Programa de Operações Conjuntas) Linha de crédito oferecida pelos agentes financeiros do BNDES a acionistas de empresas de pequeno e médio porte, para compra de ações em aumento de capital.
Posição Saldo, numa determinada data, resultante dos negócios efetuados por um mesmo cliente, com o mesmo contrato, intermediados pela mesma corretora de mercadorias e registrados pelo mesmo agente de compensação.
Posição Em Aberto Número de opções ou de contratos a futuro em aberto.
Posto de Negociação Local do pregão onde são efetuadas e registradas as operações com determinada mercadoria ou ativo financeiro.
Posição a Futuro Saldo das quantidades entre compras e vendas a futuro referentes a um mesmo título para vencimento igual, registradas por um sociedade corretora junto à Caixa de Registro e Liquidação, em nome de um mesmo cliente.
Poupança É a parcela de renda economizada, depois de deduzidas todas as despesas com consumo.
Poupança Pecúlio Emitida nominativamente por instituições financeiras integrantes do sistema financeiro de habitação, com o objetivo de formação voluntária de poupança para desfrute durante a aposentadoria do poupador.
Prazo de Carência Prazo estipulado por uma instituição financeira, durante o qual o investidor não poderá retirar os benefícios auferidos.
Prazo de Subscrição Prazo estipulado por uma sociedade anônima para o exercício do direito de preferência à subscrição pelo acionista.
Preço de Chamada dos Bônus Montante em dinheiro que um emitente de bônus concorda em pagar aos portadores dos mesmos, no caso em que estes sejam saldados ou resgatados antes do prazo de vencimento.
Preço de Exercício da Opção É o preço por ação, pelo qual o titular terá direito de comprar ou vender a totalidade das ações objeto da opção. O preço do exercício bem como o vencimento da opção serão prefixados pela Bolsa de Valores que opera com opções.
Preço Unitário Proposta de preço feita por um operador de pregão para a negociação de uma ação.
Pregão Recinto de Negociações das Bolsas de Valores. Local mantido pelas Bolsas, adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de negociação de compra e venda de títulos e valores, em mercado livre e aberto.
Pregão A Domicílio Sistema de informações teleprocessadas por terminais de vídeo, ligados diretamente à Bolsa de Valores.
Prêmio É o preço de negociação, em pregão de Bolsa de Valores, de uma opção de compra ou de venda de ações.
Primeira Bateria Primeira etapa de um leilão de ações de empresas incentivadas, sendo considerado fechado quando as quantidades de ações ofertadas de uma empresa é igual às quantidades de ações demandadas.
PROCAP (Programa Especial de Apoio à Capitalização da Empresa Privada Nacional) Incentiva o aumento de capital das empresas pelo financiamento de compra de ações, diretamente, pelos agentes financeiros do BNDES.
Proventos Veja Benefícios.
Put Veja Opção de Venda de Ações.

Inglês

Paid In Capital (Paid Up Capital) Capital integralizado.
Paid In Surplus Ágio na venda de ações. Quando a companhia recebe do acionista mais do que o valor nominal das ações vendidas.
Par "Par
Par Value Valor par. - Valor nominal.
Par Value, No Stock Ação emitida sem valor nominal.
Par Value, Stock Ação com valor ao par.
Parity Paridade.
Parity Price Preço paritário.
Participating Capital Stock Ações preferenciais. - Além de uma taxa fixa de dividendos, participam de diversas formas na distribuição de lucros, em princípio só atribuidos a ações ordinárias.
Pay Able To Bearer Pagável ao portador.
Pay Back Period Período de retorno do investimento.
Pay Off Period Período de retorno.
Pegging Tentativa de manutenção do mercado dentro de uma faixa estreita de variação de preços.
Pesion Fund Fundo de aposentadoria.
Performance Fund Fundo de investimento que objetiva realizar ganhos superiores à média.
Pivotal Stock Ações líderes - seu desempenho influencia as demais.
Place An Order "Achar mercado para uma ação
Pledged Shares Ações caucionadas, entregues em garantia.
Point "No caso de ações de capital um ponto significa 1 dólar
Portfolio Carteira de títulos.
Position Posição: composição de uma carteira de títulos.
Precedence Of Orders Precedência de ordens.
Preferred Stock (Shares) Ações preferenciais.
Preferred Stock Convertible Ações preferenciais conversíveis.
Preferred Stock Cumulative Ações preferenciais cumulativas.
Preferred Stock Non Cumulative Ações preferenciais não cumulativas.
Preferred Stock Non Participating Ações preferenciais sem participação.
Preferred Stock Participating Ações preferenciais de participação.
Preferred Stock Redeemable Ações preferenciais resgatáveis.
Premium, At A "Com ágio. Aumento de preço de uma ação preferencial, obrigação ou opção em relação ao seu valor par. No caso de emissão nova, o ágio é o aumento no preço de mercado, para além do preço original. Pode referir-se também a: 1)- prêmio por empréstimo para cobrir uma venda certa
Price Earnings Ratio (P/E) Preço de mercado dividido pelo lucro por ação. Empiricamente estabelecido entre 10 e 15. Este índice é muitas vezes mencionado na imprensa e é utilizado no Dow-Jones.
Primary Distribution (Offering) A primeira venda de uma emissão de ações.
Prime Investment Investimento de primeira classe.
Prime Rate Taxa básica. Média das taxas de instituições de peso no mercado.
Principal O principal investidor (investidor importante). - Parte básica de um empréstimo ou investimento.
Prior Preferred Stock Ação que tem prioridade sobre as demais ações.
Private Company S/A de capital fechado.
Private Limited Company Companhia com número limitado de associados.
Profits & Dividends Lucros e dividendos.
Pro Rata Proporcionalmente, rateado.
Proceeds Lucros. Resultado de uma operação.
Profit Lucro.
Profit Sharing Participação em lucros.
Property Dividens Dividendos pagos com ações de uma companhia subsidiária ou com ativos próprios.
Prospectus Demostração detalhada feita por uma companhia antes de uma nova ou adicional emissão de ações, normalmente em forma de prospecto.
Proxy "Procuração dada por um acionista a uma pessoa ou pessoas para o direito de voto em assembléia. Uma ""proxy fight"" é um choque de política em que ambas as partes tentam obter procuração do maior número posível de acionistas."
Proxy, (By) Por procuração.
Prudent Man Rule "Expressão relativa à atitude que um administrador de bens de terceiros deve ter para com investimentos que proporcionem a conservação do capital e um retorno razoável. Em certos estados só podem investir segundo uma ""lista legal"" aprovada pelas autoriadades estatais."
Public Limited Company Equivale à S/A brasileira.
Public Owned Corporation S/A Sociedade de capital aberto.
Purchase Orders Ordens de compra.
Put "(Vide ""Call"") - contrato opcional que obriga o vendedor a entregar determinada ação a um preço fixo e num determinado período estabelecido."
Pat And Call Broker Corretor de contratos opcionais.
Puts And Calls Contrato que oferece dupla opção.
Pyramiding Piramidar: compra adicional de ações na expectativa de uma alta de preços.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba