Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

RN Preferenciais Nominativas Resgatáveis
RE Preferenciais Endossáveis Resgatáveis
RS Preferenciais Escriturais Resgatáveis
Reajuste (em Análise de Investimento) Movimento de baixa, usualmente de curta duração, que ocorre durante um processo de alta de preços a que está submetido determinado título.
Realização de Lucro Venda das ações quando as cotações permitem ao investidor obter boa margem de lucro.
Reaplicação Nova aplicação do capital e/ou rendimentos recebidos por um investimento feito em um período anterior.
Recibos de Depósito a Prazo Fixo São promessas de pagamento de importância depositada e constituem exigibilidade das instituições que os emitem. São autorizados a receber esse tipo de depósitos bancos comerciais e os bancos de investimento. São nominativos e intransferíveis.
Recibo de Subscrição Documento que comprova o exercício do direito de subscrição.
Recinto de Negociações (Pregão) Local mantido pelas Bolsas, adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de negociações de compra e venda de títulos e valores em mercado livre e aberto.
Recuperação Fica caracterizada quando ocorre uma tendência secundária em um mercado de ações em baixa.
Recursos Excedentes Excesso sobre os recursos necessários para compor a conta margem, isto é, aqueles com os quais o corretor operará em nome do cliente e que podem ser retirados em dinheiro da conta.
Redesconto de Liquidez É um empréstimo feito pelo agente financeiro oficial (Banco Central) a participantes do sistema bancário, descontando os papéis de efeitos comerciais (duplicatas) desses bancos, mantidos em carteira para fazer frente ao seu fluxo de caixa.
Redesconto Seletivo Consiste em linhas de crédito abertas pelo Banco Central para atender determinados setores considerados prioritários. Enquadram-se neste tipo de operação os refinanciamentos de custeio e comercialização agrícola, os refinanciamentos de custeio de produtos manufaturados exportáveis.
Redução A Assembléia Geral de uma AS poderá deliberar a redução do capital social, se houver perda, até o montante dos prejuízos acumulados ou se julgá-lo excessivo.
Reembolso Operação pela qual, nos casos previstos em lei, a empresa paga aos acionistas dissidentes de deliberação da Assembléia Geral o valor de suas ações.
Registro de Boleta Registro feito em um posto de negociação do pregão da Bolsa, após o fechamento de uma operação de compra e venda de ações entre representantes de sociedades corretoras. É uma prova de que a Bolsa, após efetuado o registro, está de acordo com a operação realizada.
Registro Em Bolsa Para que uma empresa tenha suas ações à cotação no recinto de negociações de uma Bolsa de Valores, faz-se necessário que obtenha seu registro de acordo com as normas estabelecidas pela Bolsa.
Rendimento Provento em dinheiro, bens ou serviços que uma pessoa ou empresa aufere de suas atividades profissionais ou de transações mercantis ou civis.
Rentabilidade Fixa Rendimento sobre operações no mercado financeiro, com títulos de renda fixa.
Rentabilidade Variável Rendimento sobre operações no mercado financeiro, com títulos de renda variável.
Repique Movimento de alta, usualmente de curta duração, que ocorre durante um processo de baixa de preços a que está submetido determinado título.
Reporte "Compra de uma posição para vencimento mais próximo - à vista ou a futuro - e concomitante venda de posição igual para vencimento mais distante. Pode ser realizado visando tirar proveito de um esperado estreitamento dos diferenciais de preço, em alta ou em baixa. Pode ainda corresponder ao encerramento de uma compra anterior a futruo feita como operação técnica defensiva a ser compensada pela venda final agora realizada à vista. Além dos seus objetivos, o ""reportador"" beneficia o mercado como um todo aumentando o número de parceiros e a liquidez dos negócios, colaborando na redução de diferenciais de preços indevidamente afastados, etc. Se atuando com o objetivo único de auferir o diferencial de preços no vencimento acresce o benefício de correlação que estabelece com as demais alternativas financeiras. Vide Financiamento. "
Representante Registrado Funcionário de uma sociedade corretora autorizado por uma Bolsa de Valores a representá-la no recinto de negociações.
Reserva Legal Lucro retido com o objetivo de garantir a integridade do capital de uma sociedade corretora.
Resgate "Consiste no pagamento do valor das ações para retirá-las definitivamente de circulação, com redução ou não do capital social; mantido o mesmo capital, será atribuído, quando for o caso, novo valor nominal às ações remanescentes."
Resolução 38 - BCB/15.10.1984 Regula a intermediação de corretores oficiais de fundos públicos e de sociedades corretoras nas operações de câmbio.
Resolução 922 - BCB/15/05/1984 Disciplina a constituição, organização e o funcionamento das Bolsas de Valores em todo o País, além de autorizar às sociedades corretoras a formarem carteira própria de ações e manterem conta-margem.
Retângulos (em Análise de Investimento) Formação que surge, após um movimento de alta ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.
Rolagem de Posição Encerramento de uma posição a futuro através de uma operação inversa (compra ou venda) e simultânea retomada de posição igual à inicial, para outro vencimento normalmente posterior (rolagem para frente) mas também possível para um anterior (rolagem para trás).

Inglês

Raid "Grande volume de operações - de venda e compra - com o fim de afastar operadores com margem escassa. Um ""bear raid"" significaria grandes vendas para forçar pequenos operadores a liquidar, enquanto que um ""bull raid"" forçará cobertura de posições curtas."
Rally Recuperação nos preços após um período de declínio.
Rate Of Return Taxa de retorno. Rendimento de um título, baseado no preço original de compra ou no atual preço de mercado.
Realize "Vender ações, ""realizando um lucro"", quando se crê que elas atingiram o preço máximo."
Red Herring Versão preliminar do Prospectus usada para obter indicação do interesse de possíveis investidores para uma nova emissão.
Regional Stock Exchange Bolsa de Valores Regional.
Registered Bond Título de dívida nominal. Tem o nome do possuidor na face e só pode ser negociado por endosso e transferência nos livros do emitente.
Registrar "Banco responsável para impedir uma distribuição de ações de uma empresa em número maior que a autorizada
Registration Registro das Ações de acordo com a Lei (Ato de 1933).
Registration Of Securities Registro de títulos a serem vendidos ao público em uma Bolsa de Valores.
Regular Way Delivery Entrega regular, normal. Entrega de títulos negociados, um dia útil depois da operação.
Regulation T "Regulamentação (pelo FED - Banco Central) do crédito que pode ser dado a clientes compradores de ações, por corretoras e ""dealers""."
Regulation U Regulamentação (pelo FED - Banco Central) do crédito que pode ser proporcionado por Bancos a clientes compradores de ações listadas.
Resistance Points Pontos em que a evolução do preço de um título pára, depois de marcada evolução num sentido específico.
Revenue Anticipation Notes (RAN) Títulos, a curto prazo, emitidos em antecipação de receitas e pagáveis com essas receitas.
Reverse, Stock Split Redução do número de ações de uma S/A pelo aumento do valor nominal das ações restantes. Técnica empregada quando o preço individual das ações está muito baixo.
Riggind Manipulação de qualquer ação no mercado.
Rights Direitos. Privilégios concedidos a acionistas para compra de ações ou obrigações em condições melhores que as do mercado.
Rights Ex Ações que perderam os seus direitos, que ficaram em posse do vendedor.
Rights, Issue Of Emissão do Certificado de Direitos.
Rights On Com direitos. A venda inclui não só os direitos das ações existentes como os direitos referentes a ações adicionais.
Rock Bottom Termo que indica que os preços atingiram seu nível mínimo, abaixo do qual dificilmente descerão.
Rockbottom Price "(Vide ""Rock Bottom"") - Preço mínimo."
Round Lot "Número ""redondo de"" ações (100 ou múltiplos)."
Rule 144 "Autorização da SEC para venda de pequenas quantidades de ações - especificadas em relações - sem que tenham sido registradas. A norma geral visa impedir a formação de mercados para ações cujos emitentes não realizam suficiente ""disclosure"" (publicação de informações)."
Run Bonds Through The Pot "Se a reserva de um investidor institucional ou de um ""dealer"" está toda vendida, o responsável pela contabilidade pode retirar títulos não vendidos da conta da emissão e lancá-los na reserva para negociação."
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba