Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

SA "Preferenciais Escriturais Classe ""A"" Resgatáveis "
SB "Preferenciais Escriturais Classe ""B"" Resgatáveis"
SC "Preferenciais Escriturais Classe ""C"" Resgatáveis"
Sacado É a instituição financeira que atua como intermediária em uma operação de financiamento apondo seu aceite em um título.
Sacador É quem emite a letra de câmbio. Por exemplo, a empresa ou o consumidor beneficiados com a abertura de um contrato de crédito.
Sala de Negociações Veja Pregão.
Saldo Não-Negociado Quantidade de ações resultantes de ordem parcialmente executada. Se o prazo de validade da ordem não estiver vigente, a negociação do saldo exigirá novas instruções.
Scalper "Operador especial, especializado em operações ""day-trade""."
Segurança É garantia que o investimento proporciona de ser recuperado o capital aplicado.
Seleção de Carteira É a principal etapa do processo de administração de carteira de títulos. Tem como objetivo selecionar uma carteira ótima, de modo a satisfazer um plano de investimento estabelecido.
SENN Sistema Eletrônico de Negociação Nacional - Sistema operacionalizado pela Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, integra oito Bolsas de Valores brasileiras e todas as corretoras filiadas.
Série de Opções São as opções referentes a mesma ação objeto, tendo o mesmo mês de vencimento e o mesmo preço de exercício.
Short-Selling Venda a descoberto - Mecanismo operacional para venda à vista de ações tomadas emprestadas para posterior reposição.
Sobras de Subscrição Direitos referentes ao não exercício de preferência em uma subscrição.
Sociedade Anônima É a empresa que tem o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
Sociedade de Capital Autorizado Sociedade anônima cujo capital foi aprovado como meta futura pela Assembléia Geral.
Sociedade Civil Empresa sem objetivos comerciais, pode seguir o modelo de qualquer sociedade comercial, exceto o da sociedade anônima.
Sociedades Coligadas As sociedades são coligadas quando uma participa com 10% ou mais do capital da outra, sem controlá-la.
Sociedade Em Comandita Por Ações É a sociedade em que alguns sócios respondem apenas com o valor das ações subscritas, enquanto os demais respondem integralmente pelas obrigações que a empresa vier a assumir.
Sociedade Controlada Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
Sociedade Corretora Instituição auxiliar do sistema financeiro que opera no mercado de capitais com títulos e valores mobiliários, em especial com o mercado de ações. É o intermediário entre os investidores e as Bolsas de Valores. Administra carteiras de ações, fundos mútuos e fundos fiscais de investimento, entre outras atribuições.
Sociedade de Crédito Imobiliário É a instituição de crédito especializada. Depende de autorização do Banco Nacional da Habitação para funcionar. Opera em financiamento para a construção, venda ou aquisição de habitação.
Sociedade Distribuidora Instituição auxiliar do sistema financeiro que participa do sistema de intermediação de ações e outros títulos no mercado primário, colocando-os à venda junto ao público.
Sociedade de Economia Mista É a sociedade em que o Estado participa como acionista majoritário, reservando a si o direito de nomear e demitir administradores.
Sociedade de Investimento (DL-1401) Destina-se especialmente à captação de recursos externos com vistas a sua aplicação no mercado de capitais brasileiro.
Sociedade Limitada Sociedade em que, enquanto o capital fixado não estiver integralizado, os sócios respondem integralmente pelas obrigações da empresa até o valor total do capital. Nessa sociedade o capital é dividido em quotas.
Sociedade Membro Sociedade corretora filiada a uma Bolsa de Valores e que se subordina às exigências da Bolsa, quanto às normas e padrões éticos.
Sociedades Seguradoras São constituídas sob a forma de SA. Caracterizam-se pelo recebimento de uma taxa de prêmio, assumindo em troca a obrigação de pagar uma determinada indenização se ocorrer perda ou dano do que foi assegurado.
Sócio Comanditário É o sócio que, na sociedade em comandita, entra apenas com o dinheiro e não tem qualquer responsabilidade adicional.
Sócio Solidário É o sócio que, na sociedade em comandita, responde sempre integralmente pelas dívidas da empresa.
Split Elevação do número de ações representantes do capital de uma empresa através de desdobramento, com a correspondente redução de seu valor nominal.
Spread Veja Diferencial.
Straddle Veja Casamento de Opções.
Subscrição Chamada de capital feita por uma empresa, via lançamento de novas ações para subscrição pelos acionistas, obtendo, assim o financiamento necessário para fazer frente a seus investimentos.
Subscrição Incentivada Tipo de subscrição em que as ações ficam impedidas de negociação por um prazo legal de indisponibilidade.
Swap Significa permuta e designa a combinação de um deporte com um reporte, seja operações da espécie onde compradores e vendedores a vencimentos diferentes são reciprocamente os mesmos. Até dos benefícios visados em particular, causam os mesmos resultados positivos de cada uma das transações em separado. Vide Deporte e Reporte.

Inglês

S & P 500 "Índice composto da Standard & Poor's Corporation
SCC - Stock Clearing Corporation "Sistema de movimentação física de títulos através de um organismo central de ""clearing"", conhecido como o Sistema do Envelope. Os títulos, colocados em envelopes, são depositados para distribuição no organismo do ""clearing"" entre as 9:00 e as 11:30."
Safekeeping Custódia.
Sales Short Venda a termo. Venda feita por alguém que acredite que os preços de uma ação cairão e vende essa ação embora não a possua. Para cobrir a venda, terá que comprar ou tomar emprestadas as ações em causa.
Sales Wash Venda de ações com prejuízo que não pode ser incluido na declaração de imposto de renda americano, caso o investidor as compre de volta em menos de 30 dias. Técnica empregada para chamar a atenção e criar mercado para certas ações, através da má constante negociação.
Saturation Point Ponto de saturação. Ponto máximo de um ciclo do mercado de ações, a partir da qual a oferta excederá a procura.
Scale Order Plano de investimento que consiste na compra ou venda adicional das ações de uma companhia, a intervalos fixos e até um determinado ponto acima ou abaixo do preço inicial.
Scrip Dividend Dividendo distribuido com promessa de pagamento em data futura, especificada ou não.
Seasoned Securities Ações bem aceitas pelo público devido a sua reputação generalizada.
Seat Qualidade de membro de uma Bolsa de Valores.
SEC (Securities And Exchange Commission Comissão de Valores Mobiliários dos E.U.A., aprovada pelo Congresso em 06.06.1934 para proteção dos investidores. Constituida por 5 membros nomeados pelo Governo. Securities Exchange Act de 34 e Securities Act de 33.
Second Preferred Stock "Ações preferenciais secundárias
Secondary Distribution Distribuição secundária. Quando o detentor (geralmente companhias de investimentos) de grande quantidade de ações de uma companhia resolve negociá-las diretamente a preço um pouco mais baixo que o da Bolsa de Valores.
Secondary Market Mercado secundário.
Secondary Movement "Movimento secundário. Tendência secundária de ciclos de preços
Secondary Stocks Ações secundárias. Ações de companhias novas e em fase de expansão que ainda não provaram a sua capacidade de competição com as mais tradicionais.
Secular Trend Tendência a longo prazo no preço de determinadas ações, não afetados por fatores técnicos ou sazonais.
Securities "Títulos ou ações
Securities Act Of 1933 "Lei que determinou completa descrição de novos títulos na declaração de registro e na apresentação ao público. A SEC não garante a veracidade das declarações, mas tenta ampliar o âmbito das informações apresentadas (""disclosed"")."
Securities Act Of 1934 "Lei que estendeu o princípio de publicação de informações (""disclosure"") à negociação com títulos já emitidos e estabeleceu controle sobre ""insiders"". Também criou a SEC (Securities Exchange Commission)."
Securities Assented Depósito num banco por meio de um acordo pelo qual o dono concorda em substituir uma emissão antiga por uma nova. Mais freqüente por ocasião de reorganização de uma companhia.
Securities, Callable Títulos resgatáveis antes do vencimento.
Securities Corporation Emitidos por sociedade anônimas. Por oposição a títulos federais, estaduais e municipais.
Securities Gilt-Edged Ações de primeira classe.
Securities Investor Protection Corporation (SIPC) "Criado em 1970 pela ""Securities Investor Protection Act"". Organização não lucrativa cujo principal propósito é o de proteger, dentro dos limites estabelecidos por lei, os clientes de corretores e ""dealers"" falidos e que sejam membros da organização."
Securities, Listed Títulos registrados na Bolsa de Valores.
Securities, Margined Títulos comprados com margem, a crédito.
Securities, Marketable Títulos facilmente negociáveis.
Securities, Negotiable Títulos negociáveis.
Securities, Obsolete Títulos de companhias que não existem mais ou que foram retirados do mercado.
Securities, Outside Títulos que não estão inscritos na Bolsa de Valores.
Securities, Outstanding Títulos de capital social integralizado, de uma S/A em poder do público.
Securities, Over The Counter "Títulos transacionados em Mercado de Balcão (OTC)
Securities Trading "Transações, compra ou venda de títulos
Securities, Unlisted Títulos não inscritos na lista da Bolsa de Valores.
Security Record Qualquer registro conbábil relativo à custódia de ações, seja para fins de garantia ou administração.
Sell At The Close Ordem de venda a ser executada pelo melhor preço no fechamento do dia em que foi emitida.
Sell At The Opening Ordem de venda a ser executada pelo melhor preço na abertura do dia imediatamente posterior àquele em que foi emitida.
Sell On Scale Fórmula de venda de ações no mercado que parece demasiadamente alto mas que o investidor espera que ainda suba um pouco mais antes de declinar.
Sell Out Venda de ações para cobrir uma conta com margem.
Sell Out Notice Notificação de corretor a cliente sobre insuficiência de fundos numa conta com margem. Caso o cliente não deposite esse fundo, o corretor venderá títulos para os conseguir.
Sell Short Venda a termo. Venda de ações que ainda não são possuidas pelo vendedor, na expectativa de uma queda de preços.
Seller's Market Mercado vendedor.
Seller's Option Opção que dá ao vendedor o direito de entregar as ações do comprador em qualquer dia, dentro de limites fixados.
Selling Against The Box Venda de ações sem entrega. Tecnicamente o vendedor está em posição curta, embora possa deter fisicamente os títulos vendidos. Pode cobrir a sua posição curta, comprando os títulos ou entregando os que detém.
Selling Off Termo que indica queda de preços. Quando a oferta é maior do que a procura, em consequencia a cotação declina. Termo aplicável a uma ação, grupo de ações ou a um mercado como um todo.
Selling Rates Cotações para venda.
Senior Buyer Maior comprador, principal cliente.
Senior Securities Ações com prioridade quanto à partilha do capital ou recebimento de juros ou dividendos.
Sensitive Market Mercado sensível, em que os preços reagem rapidametne a acontecimentos desfavoráveis ou favoráveis.
Settlement Date "Data do fechamento do negócio
Settlement Day Dia de pagamento dos títulos e da sua entrega. Nos E.U.A. normalmente no 4º dia útil depois da transação. Na Europa até 2 semanas. No Open Market os prazo de entrega são diferentes.
Shade Uma pequena concessão no preço.
Shaking Out Forçar especuladores com pequena margem à liquidação.
Share Ação.
Shareholder Acionista.
Shares, Authorized Ações autorizadas.
Shares, Issued Ações emitidas.
Share Loan Simples empréstimo a juros garantido pelo depósito de ações numa instituição de poupança (Savings and Loan associations). Assim se garante o recebimento de dividendos desde que a garantia não seja levantada até a data do seu pagamento.
Shares, Unissued Ações autorizadas, porém não emitidas.
Short Account Conta a termo, conta mantida com o corretor para operações a termo.
Short, Covering Cobertura de uma venda a termo. O vendedor compra as ações que vende a termo para devolver títulos tomados em empréstimo.
Short Of A Stock Ações vendidas a termo e que ainda não tiveram cobertura.
Short Position Venda curta ainda não coberta.
Short Seller Pessoa que vende a termo, que efetuou uma venda a curto.
Short Side Parte do mercado que por ser pessimista e acreditar em uma baixa de preços vende a termo ou curto.
Short Term Curto prazo.
SIAC (Securities Industry Automation Corporation) Oraganização independente, fundada pelas duas Bolsas de New York - NYSE e AMEX - como subsidiária prestadora de serviços de automação, processamento de dados, compensação e comunicações.
Sick Market (Gíria) Mercado doente, mercado incerto e desencorajador.
Size Of The Market Quantidade de ações oferecidas ao preço máximo, comparada com a procurada ao preço mínimo.
Slack Market Mercado frouxo.
Slaughter "Vender indiscriminadamente a preços desnecessariamente baixos. Literalmente: ""Abate, massacre""."
Sleeper (Gíria) Ação que se mantém relativamente estável mas que se considera possuir uma boa rentabilidade potencial.
Slid Off Queda de preço.
Sluggish Mercado calmo. Mercado inativo, com um volume diminuto de transações.
Slump Queda repentina no mercado de ações ou na economia em geral.
Smash Declínio acentuado do mercado de ações, beirando o pânico.
Soft Spot Ponto fraco do mercado. Ação ou grupo de ações em declínio, embora o mercado esteja em alta.
Special Bid Preenchimento de uma ordem para comprar um grande bloco de ações na Bolsa de New York. O comprador pagará uma comissão especial, o vendedor não. O preço não pode ser baixo da última venda ou do preço do mercado, o que for mais alto.
Special Dividend Dividendo especial, declarado em adição ao normal.
Special Offering "Oferta especial
Specialist Especialista. Corretor especializado em manter o mercado de uma ação ou grupo de ações. Recebe ordens de compra e venda de outros corretores, é responsável pela colocação de ordens volumosas, podendo para tanto recorrer ao Mercado de Balcão. Deve também disciplinar o mercado por ocasião de oscilações não justificáveis ou não convienientes, comprando ações em seu nome e suportando sérios riscos.
Specialist Block Purchase Se o especialista recebe uma ordem de venda muito grande e não consegue colocá-la a preço razoável, deverá comprar as ações por conta própria, tentando negociá-las mais tarde, com lucro ou com prejuízo.
Specialist Block Sale Venda feita pelo especialista, fora da Bolsa, a um preço maior e por sua própria conta.
Speculation Especulação.
Speculator Especulador.
Spin Off Divisão de uma S/A pela distribuição da totalidade ou parte dos seus ativos para outra S/A, recebendo em troca ações desta última que imediatamente são distribuidas proporcionalmente entre seus acionistas.
Split "Desdobramento de ações
Split Comission Comissão dividida. Comissão que o corretor divide com o seu cliente ou com alguém que realize negócios para ele. É considerado ilegal.
Split Order Ordem dividida. Ordem executada separadamente e em períodos diferentes.
Split Stock "Ações novas emitidas como bonificação. ""Filhotes"". "
Spot "Termo normalmente usado a propósito de ""commodities"" e câmbio quanto a situações em que a entrega pode ser pronta."
Spot News Notícias que afetam momentaneamente o mercado de ações.
Spread "Diferença entre o preço da oferta e o preço da procura
Spreading The Risk Diminuição do risco pela diversificação do investimento por vários tipos de ações.
Squeeze "Aperto
Stabilize Estabilizar. Uma das principais funções do especialista - evitar que os preços oscilem violentamente.
Stabilizing Bid Oferta que o responsável pela contabilidade mantém registrada na conta do especialista enquanto a oferta está em apreciação. O propósito deste lance estabilizador é evitar que o preço do título desça abaixo do valor de emissão enquanto a subscrição não está dividida.
Stamped Security Título ou certificado de ações carimbado para indicar alguma alteração referente a juros, vencimento ou data de resgate.
Steady Market Mercado firme, com pouca latitude de oscilações.
Stock (Shares) "Ações. Pode significar títulos ou certificados de ações. No caso de ações é preciso diferenciar entre o termo ""stock"" - conjunto de ações que formam o capital social - e ""share""- uma unidade desse conjunto. Na prática os dois termos são empregados indiferentemente."
Stock Ahead "Por vezes um investidor que tenha dado ordem de compra ou venda a um certo preço verá operações a esse preço serem realizadas antes da sua. Essas ordens chegaram ao especialista antes (""ahead"") da sua."
Stock Assessable Ações sujeitas a um pagamento que o investidor deverá efetuar em caso de insolvência da reorganização.
Stock, Authorized Capital Ações do capital autorizado.
Stock, Blue Chip Ações de companhias líderes.
Stock Bonus Ações oferecidas como bônus a pessoas que prestam bons serviços para a empresa.
Stock, Borrowed Ações que o corretor pede emprestadas para cobrir uma venda a termo, de um cliente.
Stock, Capital Conjunto de todas as ações que compõem o capital da empresa.
Stock Certificate Cautela, certificado de ações.
Stock, Common O conjunto de ações ordinárias.
Stock Company Companhia por ações.
Stock, Convertible Preferred Ações preferenciais conversíveis em ordinárias.
Stock, Cumulative Preferred Ação preferencial cumulativa.
Stock, Cyclical Ações que acompanham de perto os ciclos econômicos.
Stock, Defensive Ações defensivas. Ações de companhias cuja ênfase é colocada na estabilidade, em lugar do crescimento.
Stock, Deferred Ações que só pagarão dividendos a partir de determinada data ou após o preenchimento de certas condições.
Stock Discount Ações com excesso de valor nominal sobre o valor pago por uma ação.
Stock Dividend(s) Bonificação em ações.
Stock Exchange Bolsa de Valores.
Stock, Floating Ações disponíveis para o público.
Stock, Growth Ações de companhias em franco desenvolvimento.
Stock, Guaranteed Ação que o pagamento de dividendos é garantido por outra companhia.
Stock, High Grade Ações de primeira qualidade.
Stock Hypothecated Ações dadas em garantia em face de um investimento.
Stock, Inactive Ações inativas, pouco transacionadas.
Stock, Issued, Capital Ações emitidas.
Stock, Loaned "Ações emprestadas. Ações entregues em empréstimo a um vendedor a termo ou seu corretor. Correspondente, quanto a quem empresta, à expressão ""borrowed stock"", sendo este referente a quem toma emprestado."
Stock, Long Ações mantidas na expectativa de uma alta.
Stock Market Mercado de Ações.
Stock, No-Par Ações sem valor ao par, sem valor nominal.
Stock, Non-Cumulative Preferred Ações preferenciais não cumulativas. Caso a companhia possa pagar os dividendos, o acionista perde o direito de recebê-los.
Stock, Non Voting Açõe sem direito a voto.
Stock Option Método - distribuição de ações - pelo qual uma S/A garante a funcionários importantes a oportunidade de participar nos resultados da empresa.
Stock Option Contract Contrato negociável, pago antecipadamente, que dá ao comprador o direito de comprar ações especificadas a preço e durante um período também determinados.
Stock, Pivotal Ações líderes de um determinado ramo de atividades e que influenciam as demais do mesmo ramo.
Stock Power (Of Attorney) Procuração a um segundo para transacionar com ações. Normalmente passadas quando ações são empenhadas como garantia de empréstimos.
Stock, Preferred Ações preferenciais.
Stock, Quality Ações de primeira qualidade.
Stock Rights Ações que incluem direitos de preferência para subscrição de novas emissões.
Stock, Secondary Ações de companhias novas e em franco desenvolvimento.
Stock, Short Ações vendidas a termo e que ainda não tem cobertura.
Stock Split Desdobramento de ações.
Stock Transfer O ato de cancelar um certificado de ações para emitir um outro no nome do novo possuidor, registrando a operação em livro próprio (Stock Transfer Book).
Stock Transfer Book Livro de registro de transferência de ações.
Stock, Treasury Ações emitidas por uma S/A e posteriormente readquiridas e mantidas por ela.
Stock, Unissued Ações não emitidas. Constituem a diferença entre capital autorizado e o emitido.
Stock, Voting Ações com direito a voto.
Stockbroker Corretor de Bolsa de Valores.
Stockholder ou Shareholder Acionista.
Stockholders Of Record Acionistas registrados.
Stockholder's Equity Patrimônio dos acionistas.
Stop Limit Order "Ordem de compra e venda só efetivada a preço específico (""stop order"") que se transforma em ordem a executar - quando esse preço for alcançado."
Stop Loss Order Ordem de venda de ações, se e quando baixarem, até determinado preço especificado.
Stop Order Ordem de compra ou venda que só se torna efetiva caso a cotação atinja um preço determinado.
Stop Price "Preço ao qual se concretiza o ""stop-order""."
Stopped Stock Serviço prestado - normalmente por um especialista - em função de uma ordem de um corretor. Por exemplo, a companhia A vendeu a $50. O corretor recebeu ordem de compra de 100 ações ao mercado. A oferta está sendo feita a $50,50, mas o corretor acredita que poderá conseguir a $50,20. Como, por outro lado, não quer perder os $50,50 se não conseguir os $50,30 pede ao especialista para lhe reservar 100 ações a $50,50 até saber se consegue ou não a $50,30.
Straddle "Contrato opcional duplo. Dá direito ao detentor de comprar ou vender as ações nele mencionadas antes ou até seu vencimento (combinação de ""put""e ""call"" sobre o mesmo título). Em ""commodities"", o ""straddle"" (ou ""spread"") consiste na compra de um contrato futuro em um mês e sua venda em outro mês, permanecendo ambos os acordos até data posterior."
Street Zona Financeira (arredores da Wall Street).
Street Loan "Empréstimo entre corretores, que podem ser ""chamados"" pelo emprestador. "
Street Name Títulos em nome de um corretor e não do seu cliente. Ocorre quando os títulos foram comprados com margem ou quando o cliente deseja que fiquem em posse do corretor.
Street Practice Prática do meio financeiro.
Strike From The List Eliminação de uma S/A da lista de firmas que podem transacionar na Bolsa.
Strong Hands Termo que indica que a maioria das compras mais recentes foi realizada por investidores de primeira qualidade, que irão reter as ações compradas, por longo período.
Strong Market Mercado Forte.
Subject To Call Declaração de dívida com uma cláusula que permite ao emissor resgatar o título antes do vencimento e a um preço estipulado.
Subscribed Capital Stock Ações subscritas.
Subscriber Subscritor, assinante.
Subscription Subscrição.
Subscription Price Preço de subscrição.
Subscription Rights Direitos de subscrição.
Subscription Warrant Garante ao acionista o direito de subscrever ações adicionais a um preço estipulado e dentro de um prazo determinado.
Support Price Preço de sustentação, preço mínimo.
Support The Market Sustentar o mercado. Entrar no mercado com ordens de compra a preço um pouco inferior ao do mercado com o intuito de estabilizar esse preço.
Supporting Orders Ordens de compra emitidas para sustentar o mercado.
Suspend Trading Suspender as operações da Bolsa. Medida tomada em ocasiões especiais.
Suspension Suspensão. Proibição de um corretor operar na Bolsa por um determinado período.
Switching Trocar ações de uma companhia pelas de outra.
Swing Flutuação de preços.
Syndicate Sindicato - grupo de banqueiros investidores que se juntam para realizar a subscrição de uma emissão.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba