Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

Taxas Taxa e emolumentos cobrados pela Bolsa de Valores ou pelas sociedades corretoras a seus clientes quando da utilização de seus serviços.
Tendência Primária Extenso movimento de subida ou de descida no preço das ações, prolongando-se por um ano ou mais.
Tendência Secundária Movimento contrário àquele que se desenvolve primariamente, com duração de três semanas a alguns meses.
Tendência Terciária Movimento de duração curta, 6 dias a 3 semanas. Para o investidor técnico, estas oscilações não representam interesse para a compra ou venda de ações.
Tigela Formação que surge, após um movimento de alta, ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.
Tiroteio É a tentativa de manipulação de preços de papéis com grande liquidez no mercado de opções, para forçar uma tendência, de alta ou de baixa, com a finalidade de provocar ou evitar o exercício de opções. É um duelo entre grandes investidores.
Titular da Opção É aquele que tem o direito de exercer ou negociar a opção.
Títulos de Dívida Pública Obrigações federais, estaduais ou municipais. Tais títulos de crédito são emitidos e garantidos pela União, por um estado ou por um município. Normalmente trazem indicados o prazo do resgate e a taxa de juros incidente.
Título Patrimonial de Bolsa Desde que autorizada pelo Banco Central do Brasil, onde deverá previamente se registrar, a sociedade corretora deverá adquirir um título patrimonial da Bolsa de Valores em que desejar ingressar como membro.
Títulos Referência Valores mobiliários aos quais se referem as operações no mercado futuro.
Títulos de Renda Fixa São os títulos em que se conhece, a priori, a lucratividade proporcionada.
Títulos de Renda Variável São os títulos em que a lucratividade só será determinada pela diferença entre o preço de compra acrescidos dos benefícios, menos o preço de venda.
Tomador É o poupador que aplica suas disponibilidades financeiras adquirindo, no mercado financeiro, letras de câmbio.
Tradings Posts Sistema de negociações contínuas utilizado pela bolsa de Valores, através de postos de negociações, tendo como objetivo dar homogeneidade aos trabalhos, em função da quantidade de negócios, permitindo, assim, distribuir uniformemente o fluxo de operações pelo recinto de negociações.
Triângulo Simétrico Formação que surge, após um movimento de alta ou de baixa, no estudo de comportamento de uma ação, feito pelo gráfico de barras.

Inglês

Take It Fechado. Termo usado por corretor para indicar que fecham compra ao preço oferecido.
Take Over "Aquisição de uma companhia por outra em geral amigavelmente, mas por vezes com uma ""proxy fight"" (luta de procurações). Em aquisições não amigáveis o comprador em potencial pode oferecer pelas ações do possível adquirido, um preço bem acima do mercado, novas ações e outros atrativos para os acionistas. A administração do possível adquirido pode pedir preço mais alto, lutar contra a aquisiçào ou procurar fusão com outra companhia. Quando um acionista de um ex-possível adquirido cuja administração tenha decidido, contra sua vontade, rejeitar uma proposta, se considerar lesado nos seus interesses, pode acionar os diretores em ação judicial parecida com a de perdas e danos."
Take Up Pagar integralmente ações originalmente adquiridas com margem.
Technical Position Designa circustâncias e fatores influentes no mercado mas pertencentes a ele próprio, por oposição a fatores externos que poderão afetar a estrutura de preços.
Technical Research Análise do mercado com base na oferta e procura. Movimentos de preços, volume operacional, e tendências, são estudados pelos técnicos na tentativa de definir e apreciar a influência desses elementos no desenrolar do mercado.
Tendency Tendência do mercado.
Tender "Oferta
Tender, Legal (Lawfulmoney) Moeda que pode ser empregada na liquidação de uma dívida a não ser que o contrato especifique outro tipo de moeda.
Tender, Make A Fazer uma proposta.
Tender Offer "A companhia ""A"" deseja adquirir o controle da companhia ""B"". ""A"" apresenta uma proposta (""tender offer"") para compra de todas ou parte das ações de ""B"", podendo ser por troca com ações ou debêntures de ""A"" por dinheiro ou combinação dos dois. A proposta pode ser feita ou não pela Direção de ""B"". No caso dos acionistas de ""B"" se considerarem lesados por esta não aceitação poderão processar a sua diretoria."
Tenor Prazo.
Term Prazo, período, tempo.
Terms Condições, termos, condições de pagamento.
Term, Bond Obrigação com um único prazo, cada vez que é emitido.
Terms Of Payment Condições de pagamento.
Thin Margin Margem fraca, não suficiente.
Thin Market "Mercado com poucas ofertas de compra ou de venda
Third Market Apelido do mercado O.T.C. (Over-The-Counter) de grandes operações com títulos registrados. Membros da Bolsa de New York não operam normalmente, neste mercado.
Through The Market "Quando uma obrigação está no mercado oferecida a condições menos vantajosas, quanto à rentabilidade, que outras obrigações comparáveis, está sendo oferecida ""through the market"". "
Ticker Telégrafo. Sistema ligado à Sala de Pregão da Bolsa, que permite saber em poucos minutos o volume e preços transacionados.
Ticker Symbols Abreviações usadas no telégrafo da Bolsa.
Tight Market "Mercado muito competitivo. ""Spread"" pequeno entre as ofertas de venda e de compra para um determinado título."
Timing "Arte de decidir o momento exato de comprar antes de uma alta ou vender antes de uma baixa. Em termos mais gerais ""escalonamento no tempo"" ou ""programação"". "
Tips "Informação ""inside""
To Come A comprar - o número de ações que é preciso comprar para completar uma ordem de compra.
To Go A vender - o número de ações que é preciso vender para completar uma ordem de venda.
Took A Bath Gíria para designar investimento que deu mau resultado.
Topheavy Market Mercado que parece estar excessivamente alto.
Top Out Nivelação gradual de preços após uma constante alta.
Top Price Preço máximo.
Total Portfolio Valor total da carteira.
Trade, Date Data de efetivação da transação.
Trade On The Equity Utilizar capital de terceiros em vez de capitais próprios adicionais. O lucro auferido deve ser mais que os juros pagos a fim de aumentar os lucros.
Trader Pessoa que compra e vende ações por conta própria de preferência a deter posições de carteiras.
Trader's Market Mercado que apresenta pequenas flutuações.
Trading Floor "(Veja ""Floor"") - Saguão principal da Bolsa. "
Trading Post Posto de compra e venda (há 23 postos no Bolsa de N.Y.).
Transaction Transação.
Trend Tendência.
Trend Analysis Análise de tendência.
Trust Indenture Contrato de custódia.
Turn Transação completa, incluindo uma compra e uma venda.
Turnaround Títulos comprados e vendidos no mesmo dia. Idealmente deveriam ser recebidos e entregues dentro do horário habitual de entregas (entre 9h e 11h30min da manhã).
Turned Over Vendidos.
Turnover Rotação, movimento, giro, circulação. Número de ações negociadas durante um certo período.
Two-Dollar Brokers Membro da Bolsa que não operam por conta própria, trabalham para terceiros com uma remuneração fixa.
Two-Sided Market Mercado com um lance e um pedido de preço, ambos firmes.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba