Busca na Internet »
Licitação Eletrônica  Bovesba  Conselho  Serviços  Cursos  Cias Listadas  Associadas  Parcerias  Links  Cadastre-se   Fale Conosco
Glossário
Confira no glossário o significado das palavras, siglas e termos, em português e inglês, utilizados no mercado de capitais. + Info
Programa Conheça à Bolsa
Programa de visitas à sede da Bovesba destinado a grupos estudantes universitários, do ensino médio e fundamental. Venha nos visitar!+ Info
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Palavra Definição

Português

Valor da Cota de Um Fundo de Investimento É o quociente entre o patrimônio líquido do fundo e o número de cotas emitidas.
Valor de Exercício da Opção É o preço de exercício de uma opção multiplicado pelo número de ações que compõem o lote padrão da opção.
Valores em Garantia Valores que estão sob os cuidados de uma instituição financeira, como garantia de negócios efetuados em confiança.
Valor Intrínseco da Opção É a diferença quando positiva, entre o preço à vista da ação objeto e o preço de exercício da opção.
Valor Intrínseco de Uma Ação O método de avaliação que considera o chamado valor intrínseco da ação, ou de lucros capitalizados, se baseia no princípio de que o valor presente de uma ação é o resultado dos rendimentos futuros que se obterão com um investimento. O princípio se baseia no fato de que a capacidade da empresa em gerar lucros futuros é que irá aumentar o seu patrimônio e, consequentemente, o do acionista.
Valor Nominal Valor convencionado para cada ação no momento de sua emissão.
Valor Patrimonial de Uma Ação É o quociente entre o patrimônio líquido da empresa e o número de ações da empresa. Este quociente mostra a relação existente entre os bens da empresa e o valor da ação. O fato de esta relação acusar um valor superior ao valor nominal é bastante favorável para um investimento.
Valor Patrimonial da Cota de Um Fundo de Investimento Vide Valor da Cota de um Fundo de Investimento.
Valor Unitário da Ação Quociente entre o valor do capital social realizado de uma empresa e o número de ações emitidas.
Variação Diferença entre os preços de uma determinada ação, no instante considerado, e um determinado tempo tomado como origem.
Vencimento Data-limite para a liquidação de um contrato.
Venda A Futuro Operação onde em princípio não interessa ao investidor entregar os títulos, já que, no momento mais adequado, ele encerrará a posição através de uma operação inversa (compra a futuro). Existe a possibilidade de substituir essa operação por outra (encerra-se a posição de venda através de uma compra a futuro e simultaneamente se vende para outro vencimento a futuro ou mesmo à vista).
Venture Capital Veja Capital de Risco.
Virar Pó "Expressão utilizada no mercado de opções. Diz-se que as operações ""viraram pó"" quando, ao se aproximar o prazo de exercício das operações, o valor no mercado à vista da ação objeto da opção está abaixo da soma do prêmio e do preço do exercício que deverá ser pago pelo investidor que comprou a opção. Nesse caso, o investidor evitará exercer a opção, perderá o prêmio (pago antecipadamente) e as opções vão deixar de existir, isto é, ""vão virar pó"". "
Votabilidade Indica o grau médio de variação das cotações de um título em um determinado período.
Volume de Contratos "Fluxo de operações executadas em determinado período, para abertura e/ou fechamento de posição, ou, ainda, transações de ""day-trade"". "
Voto É o direito que tem o proprietário de ações ordinárias (ou preferenciais não destituídas dessa faculdade) de votar sobre os assuntos deliberados nas Assembléias Gerais.
Acesse o
.
Webmail

BOVESBA - Bolsa de Valores Bahia Sergipe Alagoas
Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Ed. das Seguradoras, 3º andar – Comércio
CEP 40015-080Tel.: (71) 3319-5700 - Fax.: (71) 3242-5753
Salvador - Bahia - Brasil
CNPJ: 15.223.449/0001-96
I. ESTADUAL: ISENTA

Fale com o
Webmaster Bovesba